Conquista: Situação volta a preocupar!

O mosquito Aedes aegypti volta a assustar Vitória da Conquista. Isso porque os dados notificados até o momento, neste ano de 2024, já apontam um aumento de casos de dengue em 96% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Até o momento foram notificados 313 casos de dengue contra 163 em janeiro do ano passado.

Dentre os fatores que contribuem para esse aumento estão as condições climáticas. O El Niño tem provocado mais chuva e abafamento, o que pode favorecer a proliferação do mosquito transmissor da doença.

A dengue é uma doença que provoca sintomas como febre, manchas vermelhas na pele e dor no corpo. Ela é causada por um vírus transmitido pela fêmea do Aedes aegypti, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada. Em casos mais leves, em que é conhecida como dengue clássica, seus sintomas podem ser confundidos com os da gripe. Já quadros mais graves, como a dengue hemorrágica, podem levar o paciente a óbito.

A prevenção contra o aparecimento do mosquito é a melhor solução. Evite o acúmulo de água. a fêmea coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso, fique de olho nos objetos com água parada, como pneus velhos e garrafas. Mantenha fechadas tampas d’água e cisternas, e faça a limpeza regular do seu quintal.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)