Preocupação em Conquista!

O desabastecimento das unidades de saúde com a falta da vacina que protege contra a catapora atinge boa parte do país, e em Vitória da Conquista não é diferente. Segundo a coordenação de imunização, o município tem recebido da Secretaria Estadual da Saúde, que por sua vez recebe do Ministério da Saúde, apenas 30 doses do imunizante, quando o ideal seria 1.500 doses mensalmente para manter os postos de saúde abastecidos.

No ano passado, segundo dados do último Boletim Epidemiológico da Varicela na Bahia, Vitória da Conquista teve 04 crianças hospitalizadas com suspeita da doença. Outra situação que chama atenção neste mesmo boletim é na cidade vizinha, em Itambé houve um surto de 20 notificações de catapora.

Vitória da Conquista obteve uma cobertura vacinal contra a doença na casa dos 60%, muito abaixo dos 95%, que seria o número ideal.

Uma reportagem da TV Sudoeste abordou essa situação. Em nota, o Ministério da Saúde disse que desde março do ano passado a Anvisa estava reavaliando o imunizante, por isso o desabastecimento. Mas desde dezembro novos lotes já foram adquiridos, mais de 1 milhão de vacinas contra a varicela, e a previsão é de que em fevereiro a situação de abastecimento se normalize.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)