Troféu Paranauê Conquista: Câmara Municipal institui Prêmio em homenagem à Capoeira

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou o projeto proposto pelo vereador Alexandre Xandó (PT), que cria o Troféu Paranauê Conquista. O prêmio é uma honraria dedicada à Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e será concedido em diversas categorias, para representantes de diversas regiões da Bahia. Dentre as categorias, destacam-se:

1. Gunga É Meu: destinado a quem construiu um legado na Capoeira e têm uma trajetória de vida dedicada a ela dedicada. Pode ser concedido em memória àqueles que já faleceram.

2. Destaque do Ano: Reconhece pessoas ou grupos que se destacaram no mundo da Capoeira por diversos motivos, como evolução no jogo, participação em rodas e eventos, trabalho relevante desenvolvido pelo grupo, reconhecimento fora da cidade, produção teórica e muito mais. Destinado a capoeiristas de todas as graduações, desde Alunos a Mestres.

3. Sou Mandingueira, Sou Capoeira: Premia mulheres de todas as idades e graduações que se destacaram no universo da Capoeira.

4. Besourinho: Reconhece três crianças e adolescentes com até 18 anos de idade, levando em conta o desempenho em rodas e eventos públicos, bem como vídeos que demonstrem habilidades na Capoeira.

A comissão julgadora, composta por cinco capoeiristas graduados como Mestres, Contramestres ou Professores, será responsável por avaliar e selecionar os vencedores de cada categoria. A entrega dos prêmios ocorrerá anualmente em uma sessão especial em celebração ao Dia da Consciência Negra, simultaneamente à entrega do Troféu Zumbi dos Palmares no dia 29 de novembro, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Para mais informações:
E-mail: [email protected]
Celular: +55 77 98869-3590



Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)