VCA Construtora sediou nos de 06 a 08 de outubro, o Nasa Space Apps Challenge 2023

O que é o NASA Space Apps Challenge?

É considerado o maior hackathon do mundo, promovido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) uma agência espacial nos Estados Unidos.

Um hackathon é uma maratona em que os participantes se reúnem por longas horas e até dias para criar uma solução a partir de dados abertos.

No Space Apps, anualmente no mês de outubro, estudantes, programadores, empreendedores, cientistas, designers, engenheiros, artistas e tecnólogos do mundo todo se reúnem em um hackathon global. Os objetivos desse hackathon são:

  • Inspirar colaboração, criatividade e pensamento crítico;
  • Promover o interesse pela ciência e exploração da Terra e do espaço;
  • Aumentar a conscientização global sobre os dados da NASA;
  • Incentivar o crescimento e a diversidade na próxima geração de cientistas e engenheiros.

Como participar do Space Apps

A participação na maratona é gratuita, sendo proibido pela NASA cobrar qualquer valor dos participantes. Os participantes se inscrevem e criam equipes para resolver desafios usando dados de código aberto da NASA.

Nos primeiros anos, os desafios se concentravam na tecnologia espacial, mas, desde 2017, o programa expandiu suas áreas e hoje contempla desafios artísticos e humanitários juntamente com desafios tecnológicos, tornando-se mais amplo e inclusivo.

Alguns desafios são mais técnicos, outros pedem habilidades artísticas, perspicácia empresarial ou imaginação. Em outras palavras, não é necessário ser um programador ou especialista em dados para participar.

Na verdade, equipes com diversidade de formação e habilidades costumam ser as mais bem-sucedidas!

O tema de 2023 é “EXPLORAR CIÊNCIA ABERTA JUNTOS” e os desafios podem ser consultados na página oficial em https://www.spaceappschallenge.org/2023/challenges/.

Space Apps Conquista

Este ano, foi a primeira vez que Vitória da Conquista sediou esse evento, que aconteceu simultaneamente em mais de 100 países e 300 cidades do mundo nos dias 06, 07 e 08 de outubro.

Para promover o evento a Nasa solicita o vínculo de líderes locais, que são responsáveis por conduzir a maratona seguindo as diretrizes estabelecidas.

A local lead de Vitória da Conquista foi a Leka Hattori, que possui um hub especializado em hackathons e já lidera a cidade de Salvador a 6 anos. Como co-lider, a Edione Magalhães que também atua com inovação e é responsável por articular as atividades na cidade.

O evento foi totalmente gratuito para os participantes e não houve subsídio financeiro da NASA.​ Mas sabemos que um evento deste porte e relevância, não se faz sem custos. ​Por isso, a participação de parceiros locais foi fundamental para a realização do programa.

Aqui em Conquista, O Hub Conquista e VCA Construtora juntaram suas forças para apoiar a maratona de inovação. Além de apoiar a maratona de inovação, a VCA Construtora também sediou o evento, que foi realizado na Avenida Olívia Flores, 1265.

A maratona iniciou no dia 06/10 a noite, com a abertura oficial e formação das equipes. No dia 07/10 pela manhã até o final da tarde, foi o hackathon em si, as equipes se reuniram e receberam mentorias em diversas áreas para auxiliar na construção do seu projeto. Na tarde do domingo, dia 08/10 houve um júri local, em que 2 equipes venceram e seus projetos agora vão concorrer com os demais projetos vencedores locais no mundial. A equipe campeã mundial recebe convite para uma cerimônia na NASA, nos Estados Unidos.

A fim de conduzir uma jornada com excelência e qualidade às equipes participantes aqui em Conquista, foi necessário limitar o número de participantes para 100. A pré-seleção em Vitória da Conquista foi encerrada no dia 24/09 com mais de 200 inscrições.

É um momento inédito e muito importante para nossa cidade, mas além do orgulho por sediar um evento da NASA, também somos competitivos. Queremos muito uma equipe campeã mundial. Pensando nisso, as líderes locais ofereceram o Bootcamp Uso de Inteligência Artificial para fins de elaboração de projetos para o Nasa Space Apps, que foi ministrado por uma startup baiana no dia 02/10, de forma online.

A NASA veio mesmo!



Notícias

Comentário(s)