Irrigação do Vale do Iuiu: Deputados Waldenor e Zé Raimundo comemoram edital que dá início à realização de um sonho

A irrigação do Vale do Iuiu, um pleito antigo, defendido sistematicamente pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) ganhou o pontapé inicial para a sua realização, com o lançamento de edital, nesta segunda-feira (02), no município de Guanambi. Os dois parlamentares estiveram presentes no lançamento oficial promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), via Codevasf, com a participação dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Integração, Waldez Góes, e do governador Jerônimo Rodrigues.

O edital de licitação visa a realização de estudos de viabilidade e modelagem de concessão para a implantação do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu, localizado entre os municípios de Malhada e Iuiu, na região do Médio São Francisco. A implantação deve assegurar a captação e distribuição de água para beneficiar em torno de 250 mil pessoas e pode gerar 160 mil empregos, segundo os dados oficiais do MDR. A ideia é estabelecer uma parceria público privada (PPP) para viabilizar o projeto em áreas de grande potencial de produção de feijão, cebola, tomate, manga, banana e outras culturas, com a utilização da água do rio São Francisco.

Waldenor Pereira agradeceu especialmente ao ministro Rui Costa, a quem apresentou uma pauta de projeto estruturantes para a região de sua atuação parlamentar, com destaque para a irrigação do Vale do Iuiu. Em seu pronunciamento durante o ato oficial, o deputado destacou a participação do prefeito de Malhada, Dr. Gimmy, da liderança de Iuiu, Raimundo Mela (falecido) e da prefeita de Carinhanha, Chica do PT, na luta por esta importante reivindicação dos municípios envolvidos. Lembrou das inúmeras audiências que participou no Governo Federal para defender o pleito e comemorou a vitória deste dia de lançamento do edital.

“Através do nosso mandato, há muitos anos temos defendido a implantação deste importante projeto. A presidente Dilma havia assumido o compromisso conosco, quando esteve inaugurando a Adutora do Algodão, obra extraordinária do Governo Jaques Wagner”, recordou, observando que isto não foi possível devido ao golpe institucional que a tirou da Presidência . Waldenor exaltou especialmente o momento político atual: “Sob a égide do governo do presidente Lula, com o governador Jerônimo Rodrigues, que vem se notabilizando como um dos melhores governadores deste país, temos agora a publicação da licitação deste projeto para melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas da região”.



Destaques, Política, Sudoeste

Comentário(s)