É de Conquista: Companhia Operakata de Teatro é indicada em 5 categorias do prêmio Braskem

A Companhia Operakata de Teatro possui um trabalho continuado de pesquisa e criação em artes cênicas desde 2003. Suas atividades são desenvolvidas na sua sede batizada de Espaço Quixotesco, localizado na cidade de Vitória da Conquista.

Por acreditar no trabalho de cocriação e sempre valorizando o potencial individual, a companhia sempre trabalhou com teatro de grupo, produzindo espetáculos autorais que pudessem levar para o palco uma linha de pensamento e um modo de fazer teatro sob um ponto de vista crítico acerca da realidade a qual está inserida, especialmente as relações humanas.

Tal forma de pensar o teatro levou a Operakata a participar de diversos festivais nacionais e internacionais, a exemplo do “Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC/2012)”, “Festival do Teatro Brasileiro – Mostra Baiana na cidade de Salvador (2014)”, “Festival do Teatro Brasileiro”, no ano de 2013, com apresentações em Vitória (ES) e São Paulo(SP), o “MIRADA Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas (SESC Santos 2018)”, Festival de Curitiba (FRINGE – 2014) e o Festival FilteBahia. Bem como as premiações e reconhecimento de público, como o “Prêmio Braskem (2016)”, na categoria melhor espetáculo do interior.

No ano de 2023, a Companhia Operakata de Teatro chega aos seus 20 anos de atividades ininterruptas com um novo trabalho, ADELINO. Espetáculo dedicado ao público infanto-juvenil, ADELINO completa a trilogia da pesquisa e resultado cênico iniciados com “O CIRCO DE SOLEINILDO” e “PARIRÉ”, com elementos do clown, da Commedia Dell’arte, técnicas circenses e teatro mudo. Aliado com recursos da linguagem do audiovisual e com uma cenografia extremamente delicada, a obra fala sobre solidão e amizade de forma lúdica e divertida deixando espaço para que o público componha múltiplas interpretações.

ADELINO

Sinopse: Ao se mudar para uma nova casa, seu Aloísio descobre que nem todos os antigos moradores partiram. A quebra do seu cotidiano desperta novas possibilidades de se reinventar. Uma história de amizade e acolhimento que envolve um homem solitário, uma casa temperamental e ele, Adelino.

PRÊMIO BRASKEM

No dia 26 de agosto de 2023, a Companhia Operakata de Teatro participou da Mostra Interior em Cena, que faz parte da 29ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, a principal premiação das artes cênicas do estado da Bahia. Como representante de Vitória da Conquista, o grupo apresentou o espetáculo “Adelino”, na cidade de Salvador.

No total, foram 33 produções inscritas na etapa classificatória da Mostra Interior em Cena, mas apenas 12 foram escolhidas, incluindo o trabalho da Operakata. E no último dia 14 de setembro, o Braskem divulgou a lista dos indicados. Felizmente, como resultado de um árduo trabalho, o espetáculo “ADELINO” recebeu 05 indicações, sendo o espetáculo com maior número de indicações nesta edição do Prêmio Braskem de Teatro:

CATEGORIA ESPECIAL: Gilsergio Botelho pela cenografia e iluminação

CATEGORIA DIREÇÃO: Gilsergio Botelho pela direção de “Adelino”

CATEGORIA ATOR: Ricardo Fraga pela atuação em “Adelino”

CATEGORIA ATRIZ: Kecia Prado pela atuação em “Adelino”

CATEGORIA ESPETÁCULO INFANTOJUVENIL

Essa não é a primeira vez que a Operakata está entre os grupos participantes do Prêmio Braskem, uma realização da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia. Em 2015, o espetáculo “O Circo de Soleinildo” foi uma das produções indicadas. No ano de 2017, “Pariré” recebeu a honraria com a premiação de Melhor Espetáculo do Interior. Ambos os trabalhos cumpriram temporadas em Vitória da Conquista, entre 2018 e 2019.

Desta vez, os artistas mostram ao público uma peça infantojuvenil, que é resultado de pesquisa cênica do teatro mudo, de elementos do clown (palhaço, em inglês), de construção cenográfica e inserção de elementos do audiovisual.

Em outubro o grupo vai se apresentar no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e no mês de novembro o grupo vai participar da Mostra dos Espetáculos indicados e, ficamos no aguardo no dia da grande premiação.



Bahia, Brasil, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)