Conquista: Comunicado importante e ‘duro’ do Hospital de Base

É falsa a informação de que o Complexo do Hospital Geral de Vitória da Conquista (CHGVC) tenha cancelado cirurgias eletivas ou de urgência em virtude da suposta falta de enxoval e roupa privativa. A notícia se caracteriza como falsa e irresponsável. Aqueles que a difundem não possuem credibilidade e, portanto, devem ser desconsiderados. “É lamentável que pessoas se deem ao trabalho de produzir e disseminar informação falsa a fim de prejudicar a imagem da instituição, causando o sentimento de insegurança e pânico na sociedade”, afirma a direção da unidade.
Somente na semana de 20 de agosto a 7 de setembro de 2023, o CHGVC realizou 594 procedimentos cirúrgicos. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) faz campanhas constantes para combater o crime de fake news. “Confira, desconfie, questione, converse com pessoas próximas, procure em mais de uma fonte e busque a informação original. Não se deixe manipular. Quem espalha fake news é também responsável por suas consequências”, alerta a Sesab.

No que tange ao quantitativos peças de roupa, somente em 2023 foram adquiridos 4.900 itens de enxoval e 1.766 roupas privativas para o CHGVC. A eventual redução abrupta desse material, sem qualquer correlação com a substituição em virtude do desgaste natural, seria considerada não habitual. A ação imediata seria a abertura de sindicância interna e até registro de boletim de ocorrência, caso houvesse indícios de furto ou roubo.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)