Situação complicada em Conquista

Mães de crianças que possuem uma doença chamada de APLV, Alergia à Proteína do Leite de Vaca, estão enfrentando uma verdadeira luta para garantir a saúde dos filhos. Para se alimentar adequadamente e evitar sintomas como erupção cutânea (também conhecida como urticária), inchaço dos lábios e das pálpebras, vômitos e sibilos, essas crianças precisam de alimentar de um leite específico, que é bastante caro, a lata custa cerca de 270 reais, geralmente consomem cerca de 15 latas por mês.

Ao comprovar que não tem condições de arcar com essa despesa, o estado ou o município, muitas vezes os dois, são responsáveis por fornecer o leite adequado para essas famílias. Acontece que muitas famílias estão enfrentando dificuldades para ter acesso a esse leite especial já há alguns meses. Em alguns casos, de tanto bater na porta da Secretaria Municipal de Saúde e no Núcleo Territorial de Saúde (antiga DIRES) e não obterem uma solução, algumas famílias tiveram de entrar na justiça para tentar fazer valer seus direitos.

E mesmo a justiça determinando o fornecimento imediato do leite adequado, a medida está sendo descumprida. E para não deixar os filhos sem o alimento adequado, muitas famílias estão se sacrificando para dar conta da compra da lata, outras já não sabem mais o que fazer.

O caso foi mostrado em reportagem exibida pela TV Sudoeste, onde foram ouvidos os desabafos e apelos das mães. A Sesab disse em nota que os casos estão sendo analisados. Já a prefeitura de Conquista não enviou nenhuma resposta à emissora.

Atualização

Em nota, a Prefeitura se manifestou

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece que as fórmulas alimentares são fornecidas pelo Governo do Estado da Bahia para diversas patologias, contudo, o município vem cumprindo cerca de 20 liminares judiciais para fornecimento desses insumos.

No caso do paciente Antônio Nunes, a receita médica prescreve 19 latas por mês. Porém, no dia 3 de julho a empresa fornecedora apresentou uma carta da fabricante Danone informando a falta de estoque da fórmula láctea para atender ao pedido, com a previsão de chegada para o dia 18 de julho.

No entanto, para que a criança não ficasse desassistida, a empresa fornecedora conseguiu enviar 10 latas, suficientes para 15 dias, que foram entregues na casa da mãe no dia 06 de julho, garantindo o leite à criança até dia 20 de julho.

A SMS recebeu a informação que na sexta-feira (14) a fábrica da Danone regularizou o estoque e que o pedido chegaria em Salvador nessa segunda feira (17). Neste momento, a SMS está envidando esforços para viabilizar a logística de entrega da fórmula láctea para ser fornecida ao paciente dentro do prazo previsto.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)