Conquista: Recado importante para mães e pais

O teste do pezinho, realizado em recém-nascidos é considerado a forma mais eficaz de diagnosticar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas que podem afetar o desenvolvimento de crianças e assim iniciar também tratamentos precoces. Em maio de 2021, a Lei nº 14.154 ampliou para mais de 50 o número de doenças raras detectadas pelo exame via Sistema Único de Saúde (SUS), até então eram até seis doenças detectadas.

Passaram-se dois anos, e no Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado nesta terça-feira (06), a Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo entende que o exame está em fase de expansão no país.

Em Vitória da Conquista, por exemplo, o teste é feito no Hospital Municipal Esaú Matos e também nas unidades de saúde. Somente neste ano, nos quatro primeiros meses, foram realizados 1.777 testes em Vitória da Conquista. Ainda em modelo reduzido de diagnóstico, uma vez que a ampliação ainda não chegou no município, o que depende da expansão do serviço a ser autorizado e disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde.

Em nota enviada para a TV Sudoeste, a Sesab disse que a ampliação do número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho está em fase de implantação no estado da Bahia, e que neste momento possui um grupo de trabalho em ação, em parceria com a APAE – Salvador, que é o serviço de referência da Secretaria.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)