Conquista: Comunicado importante do Hospital Esaú Matos

A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, mantenedora do Hospital Municipal Esaú Matos, vem por meio desta nota repudiar as informações falsas, veiculadas em alguns meios de comunicação, neste último fim de semana. Ao contrário do que foi publicado, não houve qualquer intercorrência nos setores de pediatria ou obstetrícia em decorrência da falta de atendimento médico. Infelizmente, as fake news, replicadas de forma leviana e sem qualquer tipo de checagem, apenas desqualificam o serviço prestado pelos profissionais do Esaú Matos, que é referência em atendimento pediátrico e obstétrico no interior da Bahia para casos moderados a graves.

É importante esclarecer que a unidade hospitalar atende mais de 100 cidades da Bahia e também do Norte de Minas Gerais, o que gera uma altíssima demanda, especialmente nos últimos seis meses, quando houve um aumento considerável da procura por atendimentos no Esaú.

Atualmente, o Hospital conta com cerca de 60 pediatras, organizados numa escala ininterrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender a grande demanda. Na unidade hospitalar, além do atendimento em dois prontos-socorros e leitos de enfermaria pediátricos, os profissionais atuam na área de Neonatologia, prestando serviços na Terapia Intensiva Neonatal, Semi-intensiva neonatal, Unidade Canguru e Berçário de baixo e médio risco.

Além disso, em 2022, o Hospital Esaú Matos foi responsável por 31% dos partos de alto risco realizados em toda a Bahia – ao todo foram feitos 4.266 partos desta natureza. Isso significa uma média de 11 partos por dia, considerando apenas os  casos de gestações de alto risco, que são aquelas que precisam de cuidados e procedimentos especializados.  No total, o Hospital realiza mensalmente, em média, 600 partos.

Os números demonstram o quanto o Esaú Matos é importante para o Estado, no que se refere a atendimentos materno-infantil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E, apesar da alta demanda, que, em alguns casos, pode gerar uma espera além do habitual, nenhum paciente deixa de ser atendido dentro das dependências do Hospital Municipal Esaú Matos.  A direção da Fundação reforça, ainda, o compromisso em prestar o melhor atendimento possível a todos que procuram a unidade.



Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)