Conquista: Entrega do Diploma Loreta Valadares acontece nesta Quarta-feira, 08, em Sessão Especial

Na manhã desta quarta-feira, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) promove uma Sessão Especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, com a entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares.

Por meio da Resolução nº 41/2005, a sessão especial e a honraria acontecem, todos os anos, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares é entregue a mulheres que tenham prestado ou oferecem contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero em Vitória da Conquista.

Loreta Valadares, mulher que dá nome ao Diploma, foi uma feminista e ativista política que lutou contra a Ditadura Militar, instalada em 1964. Ela nasceu em Porto Alegre, mas mudou-se para Salvador aos seis anos. Loreta foi presa política e exilada no período da Ditadura Militar. Em 1980, retorna ao Brasil e se torna professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, assim permanecendo até se aposentar anos depois. Em 2005, um ano após sua morte, recebe a homenagem emprestando seu nome ao Centro de Referência Loreta Valadares – Prevenção e Atenção a Mulheres em Situação de Violência (CRLV) – primeiro da Bahia, que funciona na cidade de Salvador. No mesmo ano, a Câmara Municipal estabelece o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares.

Mulheres Homenageadas:

Solange Anatólio – Titular da 1ª Promotoria de Justiça. Nasceu em Simões Filho, assumiu a titularidade da Vara Criminal, Júri e Maria da Penha na cidade de Itapetinga e Promotora Auxiliar da Maria da Penha em Vitória da Conquista.

Maria Helena Almeida Santos – Grande Atuação na Igreja católica, coordenando a Pastoral Carcerária e integrante do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais. Relevante contribuição à defesa dos direitos das mulheres encarceradas, fiscalizando mas condições das unidades prisionais, realizando campanhas de arrecadação de mantimentos, absorventes, produtos de higiene e cosméticos.

Jocione Fonseca Prado – Assistente Social, atua como conselheira Tutelar a três mandatos, atuando no combate as violências e violações de direitos vivenciados pelas crianças, adolescentes e mulheres da zona rural de Vitória da Conquista.

Solange Santos de Oliveira – Idealizadora do Projeto Marias do Bairro, com o objetivo de reunir mulheres empreendedoras nos diversos setores como comida, artesanato, crochê, plantas, bordados, entre outros. Criou também, junto com duas amigas, a feira das Marias que acontece mensalmente na praça Elizabeth Couto, no bairro Boa Vista e em diversos eventos e locais da cidade. O projeto também realiza ações sociais com campanhas solidárias , beneficiando famílias carentes com cestas básica, vestuário e doação de absorvente.

Patrícia Gonçalves Soares – Conselheira Nacional e Estadual de Saúde, também faz parte do Conselho Nacional de Direito da Mulher. Ativista do MORHAN – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e seus familiares desde 2015. Liderança ativa na comunidade, principalmente no que diz respeito ao acolhimento de mulheres e meninas afetadas pela Hanseníase em Vitória da Conquista.

Kellma Christiane Farias – Advogada, feministas militante, atua na defesa dos direitos das mulheres, tendo como foco a aplicação da Lei Maria da Penha. Atua como voluntária na orientação das mulheres vítimas de Violência , em parceria com a União das mulheres de Vitória da Conquista.

SERVIÇO – SESSÃO ESPECIAL

Data: 08 de março

Horário: 09h

Local: Câmara Municipal – Plenário Carmen Lúcia

Rua Coronel Gugé, 150, Centro



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)