Alerta e perigo em Conquista!

Números que chamam a atenção no estado da Bahia, é a crescente de mortes por pneumonia, em 2022 foram registrados 78 mortes causadas pela doença, número quase 400% vezes maior que o registrado no ano de 2021, que na época contabiliza 16 mortes.
Em Vitória da Conquista uma morte de criança foi registrada por consequência de pneumonia em 2021, já no ano seguinte, em 2022, foram contabilizados dois óbitos. Os dados foram divulgados em reportagem exibida pela TV Sudoeste.
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.
Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.


Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)