Conquista: Prefeitura entrega nova sede da Farmácia da Família na Zona Oeste

Um moderno equipamento de saúde foi entregue, na manhã desta segunda-feira (12), à população da Zona Oeste da cidade. A nova sede da Farmácia da Família I, no Bairro Brasil, foi inaugurada pela prefeita Sheila Lemos e oferece um espaço mais amplo e confortável para mais de 11.800 pacientes cadastrados no serviço que fazem a retirada de medicamentos e insumos a cada 60 dias.

No ato de inauguração, a prefeita se dirigiu aos pacientes que já aguardavam para serem atendidos. “Esse equipamento aqui é para vocês. Foi feito com carinho e amor para vocês, porque nós entendemos que não tem como prestar um serviço de qualidade se não tem pessoas qualificadas e um espaço digno para que elas possam trabalhar e receber a população”, afirmou a gestora, que complementou: “Eu tenho certeza de que essa Farmácia da Família vai ser utilizada como exemplo para outras cidades. Cuidem desse equipamento como se fosse de vocês, porque é público e é nosso”.

Um dos primeiros pacientes atendidos na nova Farmácia foi o Sr. Adoaldo Sampaio, de 65 anos. Ele faz a retirada de medicamentos há mais de cinco anos e aprovou o novo espaço que também trouxe mais acessibilidade para ele, que é cadeirante. “Aqui ficou bem melhor do que a outra farmácia, mais fácil até pra entrar. Tem uma rampa beleza, não precisa de ninguém pra empurrar a minha cadeira. Muito bom!”, afirmou ele.

Quem também gostou do novo espaço foi Ana Moraes, 61 anos, moradora do bairro Vila Serrana 4. “Antes, eu pegava remédio na farmácia do Centro, aí descobri que tinha uma aqui mais perto e já foi algo maravilhoso. Agora, veio a mudança para um local bem maior. Ficou muito melhor, não tem nem comparação”, disse Ana.

Seu Adoaldo aprovou o novo espaço

Nova estrutura, com mais espaço e conforto

Para fazer a reforma e adaptações da nova sede da Farmácia foram investidos R$ 104.500,00, com recursos do município. O novo espaço tem cinco guichês para dispensação de medicamentos aos usuários, três consultórios farmacêuticos, sala de espera e um amplo espaço para armazenamento de medicamentos. Dois farmacêuticos, além da equipe técnica e administrativa, estão à disposição para atendimento ao público, que é feito por distribuição de senhas.

“Mensalmente, mais de cinco mil atendimentos são realizados na Farmácia da Família I. Por isso, eu quero agradecer a essa equipe, que lutou bravamente numa estrutura que antes era precária, e hoje a gente muda para esse equipamento que vem para contribuir com a melhoria do serviço para toda a região oeste”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira. Ainda de acordo com a secretária, os recursos destinados às farmácias vêm sendo incrementados anualmente para garantir a assistência.

Em 2017, o recurso anual investido nas farmácias era de cerca de 500 mil reais e hoje já ultrapassa o valor de R$ 1.200.000,00 para compra de medicamentos e insumos. “A gente vem entendendo que a população tem buscado mais por medicamentos de hipertensão e diabetes, e vamos garantir esse serviço com muito trabalho, por maiores que sejam as dificuldades de financiamento que temos”, complementou Ramona.

O evento também contou com a presença da subscretária de saúde, Kalilly Lemos, do conselheiro municipal de saúde, Ricardo Alves, e outras autoridades municipais, entre elas, o presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dudé, os vereadores Nelson de Vivi, Nildo Freitas, Edjaime Rosa (Bibia), Ricardo Babão, Dinho dos Campinhos e Subtenente Muniz.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)