Carol dos Animais defende que gastos veterinários sejam declarados no Imposto de Renda

Os tutores de pets não podem, hoje, declarar seus gastos veterinários no Imposto de Renda. Contudo, a pré-candidata a deputada estadual Carol dos Animais (Solidariedade) defende que estes gastos possam ser deduzidos na declaração anual entregue à Receita Federal.

Para ela, a medida vai permitir que os tutores consigam oferecer um atendimento adequado aos animais diante de um cenário em que os custos com clínicas veterinárias costumam ser elevados, incluindo serviços como consulta, exames e internações.

“Hoje, a legislação só permite que sejam abatidas da base de cálculo do Imposto de Renda as despesas com a saúde humana. Mas os tutores têm também despesas, muitas vezes elevadas, com serviços veterinários que não podem ser deduzidas. Isso precisa mudar, até porque nós sabemos que os serviços veterinários costumam ter custo elevado”, afirmou.

No Congresso, já há inclusive propostas que vão neste sentido. Alguns deles são o PL 3.407/2019, do senador Mecias de Jesus (PRB-RR), e o PL 848/22, do deputado federal Christino Aureo (PR-RJ).

“Hoje, infelizmente, diante dos preços cobrados, muitos tutores acabam não conseguindo oferecer os cuidados necessários com os animais. Permitir a dedução destes gastos no Imposto de Renda é uma forma de aumentar o cuidado com os bichos”, destacou a pré-candidata.



Bahia, Destaques, Política

Comentário(s)