Conquista: Uma ótima oportunidade com serviços de saúde gratuitos!

Para os moradores dos bairros Ibirapuera, Bruno Bacelar, Nossa Senhora Aparecida e adjacências, ficou mais fácil ter acesso à realização de exames médicos e outros serviços de saúde graças à Prefeitura Móvel, que aconteceu hoje (28) e se repetirá amanhã (29) e sábado (30), em frente ao Sesc. É a 16ª edição do projeto que foi retomado pelo Governo Municipal com uma roupagem diferente dos anos anteriores. Os dois primeiros dias do projeto têm ênfase na área da saúde. A parceria com a Fundação José Silveira, por exemplo, disponibiliza 873 vagas para exames com clínico geral e cardiologista, além da realização de raios x, preventivo e eletrocardiograma.

“Estamos com nova estrutura, por determinação da prefeita Sheila Lemos, para que possamos otimizar e beneficiar o máximo possível de moradores daquela região”, disse o coordenador do projeto, Wal Cordeiro, que destacou o fato de os atendimentos realizados ao longo dos três dias do projeto já estarem previamente agendados. “O objetivo da Prefeitura Móvel é diminuir a demanda reprimida por exames nos três bairros”, explica.

Uma das beneficiadas foi a diarista Adriana Santos, de 51 anos, que conseguiu realizar um transvaginal e um eletrocardiograma, ambos já previamente agendados por meio da Unidade Básica de Saúde João Melo. “É difícil conseguir exames. Então, temos que aproveitar a oportunidade”, disse Adriana. Ela pretende voltar aos estandes do Prefeitura Móvel no sábado para aferir seus índices glicêmicos e a pressão arterial. Também pretende se submeter a sessões de massagem. “O que eu puder, vou fazer. Estou colada”, afirma a moradora, que vive no bairro Ibirapuera há mais de dez anos.

Outra moradora do Ibirapuera, a doméstica Sirleide do Prado, de 56 anos, também conseguiu realizar o exame que havia agendado na mesma unidade de saúde do bairro. E, para isso, teve de caminhar apenas dez minutos, de sua casa até a Prefeitura Móvel. “Pertinho de casa. Foi muito bom”, avaliou.

Fundação de Saúde

Além da Fundação José Silveira, o projeto Prefeitura Móvel conta com a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista. Com essa parceria, a população terá acesso a 573 vagas de atendimento que será oferecido no sábado. Estarão disponíveis atendimentos de pediatria, ginecologia, psicologia, psiquiatria, cardiologia pediátrica, infectologia, anestesia, nutrição e fisioterapia. Haverá ainda testes de olhinho e orelhinha para recém-nascidos, orientações sobre planejamento familiar (vasectomia, DIU e laqueadura), coleta de material para exame de laboratório, atendimento do cartão SUS e vacinação contra Covid-19, sarampo e influenza, além de um ponto de doações para o banco de leite.

O Governo Municipal também ofertará serviços das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Cultura. Estarão presentes iniciativas como o programa Família Acolhedora e o Renda e Cidadania. Há ainda parcerias com a Coelba, a Embasa, o Socred (Banco do Brasil), o Movimento das Donas de Casa (MDC) e o Sesc.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)