Conquista: Em audiência pública, vereadora Lúcia Rocha defende a Instalação do Centro de Atenção à Saúde da Mulher

Aconteceu nessa Segunda-feira, 21 de março, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública proposta pela Vereadora Lúcia Rocha sobre a importância da Instalação do Hospital da Mulher em Vitória da Conquista.

Lúcia Rocha reforçou que desde 2019 apresenta proposições que solicita a realização desse projeto e que, considerando que esta é uma meta a ser executada a longo prazo, se faz importante garantir inicialmente a instalação do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, um grande passo para que posteriormente se pense na efetivação do Hospital da Mulher.

Tendo como principal meta a centralização de serviços de saúde da mulher, como mastologia, ginecologia, atendimento às vítimas de violência sexual e tantos outros que carecem de disponibilidade no município.

Sugerida pela Vereadora Lúcia Rocha foi criada uma Comissão Específica para alinhamento de ações que viabilizem o equipamento, formada por diversas representações da sociedade civil, do poder público, classe médica, enfermagem, OAB e representatividade de gênero.

Hoje o Estado da Bahia conta com dois Hospitais da Mulher, um localizado em Feira de Santana e outro em Salvador, que atende cerca de um pouco mais de 60% de mulher residentes no interior do Estado, fazendo necessário descentralizar o atendimento e implantar um equipamento na região Sudoeste.

Participaram também da Audiência Pública, a Secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, o Médico Oncologista Doutor Renato Marinho, a Médica Mastologista Monalisa Ferraz, a Médica Ginecologista Edney Matos, a Delegada Gabriela Do Diego Garrido, a Presidente da Subseção da OAB de Vitória da Conquista Luciana Silva e a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Dayana Andrade.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)