Região de Conquista: Criança de 1 ano está com grave suspeita de sarampo; bebê é da cidade de Condeúba

Alerta na saúde da Bahia.  O paciente é uma criança de apenas 1 ano de idade, morador da cidade de Condeúba distante 150 quilômetros de Vitória da Conquista, com grave suspeita de sarampo.

O Ministério da Saúde divulgou que o número de infecções passou de 677 para 822 no país – dados contabilizados até 17 de julho. Os estados do Amazonas e de Roraimas são os mais afetados, com dois surtos da doença. Os outros cinco estados são “casos isolados”, segundo o governo.

O Ministério da Saúde acredita que vá conseguir controlar os surtos, mas ressalta que o aumento das taxas de vacinação é importantíssimo para garantir o controle da doença. Juntamente com o sarampo, o país também está atento à circulação e às baixas coberturas vacinais da poliomielite.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas.

Desde o dia 23 de julho a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista está em campanha de vacinação contra a doença.  O objetivo é imunizar as crianças entre 1 e menores de 5 anos de idade. O dia “D” da campanha acontece em 18 de agosto, sábado, com todas as unidades de saúde funcionando das 8h às 17h.



Conquista, Destaques, Saúde, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)