Conquista: Preocupação! Mais de 300 pessoas foram picadas por escorpião na cidade

Muita gente tem sido picada por escorpiões em Vitória da Conquista. Para se ter uma ideia dos números alarmantes, no ano passado quase 300 pessoas foram picadas pelo animal peçonhento, 287 pessoas para ser mais exato.

Nos quatro primeiros meses deste ano, 37 registros de picadas de escorpiões já foram contabilizadas em Vitória da Conquista.

Moradores de alguns bairros da cidade devem ficar mais atentos, principalmente quem mora perto de terrenos com mato alto, onde se descarta lixo de forma irregular e onde se acumulam entulhos.

Quem for picado deve procurar o hospital geral de vitória da conquista, o único que tem o soro anti-escorpiônico.

A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:

– Lavar o local da picada com água e sabão;

– Manter o local da picada voltado para cima;

– Não cortar, furar ou apertar o local da picada;

– Beber bastante água;

– Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.

Os tipos de escorpião mais perigosos são o escorpião amarelo, marrom, amarelo do nordeste e escorpião preto da Amazônia, mas a gravidade do quadro depende, também, da quantidade de veneno que foi injetada e da imunidade de cada pessoa.

Os sintomas da picada de escorpião são dor e inflamação no local da picada, com vermelhidão, inchaço e calor local que dura de algumas horas até 2 dias, mas, em casos podem acontecer sintomas mais graves, como:

– Enjoo e vômitos;

– Tontura;

– Dor de cabeça;

– Tremor e espasmos musculares;

– Suor;

– Palidez;

– Sonolência ou agitação

 

– Pressão baixa ou pressão alta;

 

– Batimentos cardíacos acelerados ou fracos;

 

– Falta de ar.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)