Deputado Marcell Moraes louva padroeira de Vitória da Conquista

O deputado estadual Marcell Moraes (PV), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Moção de Congratulações homenageando Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Vitória da Conquista.
A devoção a Nossa Senhora da Vitória, em Vitória da Conquista, apresenta uma historiografia um pouco complexa devido aos poucos registros históricos no âmbito eclesiástico e em virtude de algumas datações distintas. A historiografia conquistense relata que, em 1752, a bandeira de João da Silva Guimarães adentrou no território, vencendo os índios Imborés e Mongoiós em combate sangrento travado pela conquista das terras.

Em função dessa vitória obtida, João Gonçalves da Costa, genro do bandeirante supracitado, cumprindo os votos de uma promessa feita a Nossa Senhora, constrói uma capela cuja invocação a Nossa Senhora da Vitória faz referência a este fato, a construção desta igreja foi iniciada em 1803.
De acordo com prof. Mozart Tanajura: “em 1806 se conclui que já estava coberta, pelo fato desta data ter sido impressa em algumas telhas recolhidas quando da sua demolição em 1932” [3]. Ainda de acordo o historiador, somente em 1823 a igreja teria sido inaugurada sem os altares e decoração, pois estes vinham encomendados quase sempre da capital baiana, com efeito, a construção desta igreja demorou mais de quarenta anos para se concluir totalmente.
“É com muita alegria que nesta data tão representativa e especial homenageio a padroeira dessa terra tão acolhedora que é Vitória da Conquista, onde milhares de fiéis se reúnem com muita fé e devoção para agradecer e louvar a Nossa Senhora das Vitórias”, destaca o parlamentar.


Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)