Conquista: Passeio ciclístico reuniu centenas de pessoas em prol da prevenção do diabetes

Fotos: Divulgação - Unimed e Blog do Rodrigo Ferraz
Fotos: Divulgação – Unimed e Blog do Rodrigo Ferraz

Nesse domingo (27/11), aconteceu o Pedala Conquista, passei ciclístico em prol da prevenção do diabetes. O evento fez parte da programação do projeto ConquistaAZUL. Em uma manhã ensolarada, cerca de 200 pessoas vestiram-se com a camisa azul e foram à Avenida Olívia Flores, pedalar ou caminhar, reforçando a importância da atividade física para prevenir e amenizar complicações de várias doenças, inclusive, o diabetes.

unimed-2

O contador e professor, Romarco Coelho, esteve presente no evento com toda a família e ressaltou que a importância do ConquistAZUL está ligada, sobretudo, ao sentido de conscientizar a população dos riscos do diabetes, pois é uma doença silenciosa.

pedala-concas

“O evento foi extraordinário, muito organizado, todos os envolvidos estavam bem empenhados em prestar um bom atendimento, equipe comprometida, participação em massa da população, enfim, foi muito legal. Levei toda a família porque acho importante a participação de todos nessa luta, além do fato de ser um momento de lazer e de estímulo à prática esportiva e também de ajudar nas causas sociais do ConquistAZUL.” – declara Romarco.

dsc_0267

Além da prática esportiva, a alimentação saudável foi estimulada por meio de um café da manhã com muitas frutas. Aconteceu também um mutirão de atendimento com diversos serviços como: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste de hepatite, orientações nutricionais, exame do pé diabético e exames oftálmicos (mapeamento de retina e acuidade visual). Ao total, 250 pessoas foram atendidas.

dsc_0264

A organização do evento agradece a participação de todos e lembra que a prevenção do diabetes e os cuidados devem ocorrer sempre!!! Até 2017!

dsc_0261

ConquistAZUL

No dia 14 de novembro é comemorado em todo o mundo o Dia de Prevenção ao Diabetes. No Brasil, o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP promove o Mutirão do Olho Diabético que são ações de conscientização e atendimento à população. Em 2004, essa iniciativa se estendeu para Bahia por meio do médico Rafael Andrade que resolveu implementar sua experiência na cidade de Itabuna. Em pouco tempo, o Mutirão do Diabético tornou-se multidisciplinar e mobilizou grandes entidades públicas e civis, além da participação em massa da sociedade.

Neste ano, Vitória da Conquista trouxe esta nova temática para o Novembro Azul. O evento já se iniciou com importantes parcerias e patrocinadores que garantiram a mobilização e atendimento de muitas pessoas em nossa cidade. Durante todo o mês foram veiculadas informações sobre a doença nos principais veículos de comunicação do município, ocorreu um Mutirão no dia 18/11 que atendeu a 450 pessoas e a programação do evento se encerrou no último domingo (27/11) com o Pedala Conquista e mais um Mutirão de atendimentos. Texto: Ascom – Unimed



Esporte, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)