Colégio Estadual de Barra do Choça lança jornal estudantil

a7984be9-8b74-47d4-b68f-f3d262320ec2

Com o slogan “A Geografia é o centro da notícia!”, O Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz, de Barra do Choça, realiza nesta quarta-feira (09), às 18:30, o lançamento do jornal estudantil “Jornal do Dária”. O impresso é parte do trabalho realizado pelo professor e jornalista José Amorim, junto às turmas do 2º e 3º ano noturno na disciplina Geografia.

A produção do jornal levou cerca de três meses. Desde a divisão das editorias (sete ao todo), reuniões para escolha e divisão de pautas, até a ida dos alunos a campo para a produção das matérias. Muitas entrevistas e fotos foram feitas; muitas horas foram dedicadas a esta bela tarefa de reportar para o outro a realidade observada.

A ideia do jornal era inserir a discussão de temas do cotidiano dos alunos, relacionadas aos conteúdos da disciplina Geografia. As temáticas relativas à sua realidade proporcionaram o contato direto dos estudantes com questões, normalmente trabalhadas de forma teórica, em sala de aula. Desse modo, foram trabalhados os temas: recursos hídricos, meio ambiente, população, agropecuária, comércio e serviços, urbanização e recursos naturais.

O resultado de todo o trabalho e empenho dos alunos pode ser conferido ao longo de 12 páginas. A impressão do jornal foi feita na Grafica Log em Vitória da Conquista. Estão sendo confeccionados mil exemplares. Uma ressalva, no entanto, é necessária: os textos passaram pela revisão, do professor José Amorim, tendo sido corrigidos e/ou reestruturados, quando necessário, em razão da adequação às normas gramaticais e ao formato jornalístico. No entanto, foram preservados o conteúdo, os argumentos e a ideia principal esboçada pelos alunos.

“Que as lições apreendidas por cada um dos estudantes, na produção deste jornal, sejam postas em prática no seu dia-a-dia de cidadãos conscientes dos seus direitos e das suas obrigações perante à coletividade”, afirmou o professor e jornalista José Amorim, responsável pelo projeto.



Educação, Sudoeste

Comentário(s)