Governo vai manter programa de bolsa de iniciação à docência

´tex encomendas

capes2_2015112519014787884

Em mais uma iniciativa de apoio à luta em defesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o deputado federal Waldenor Pereira (PT) esteve reunido com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), Carlos Nobre e a diretora de Formação de Professores de Educação Básica, Irene Maurício Cazorla.

Ele foi apresentar resultados da Audiência Pública proposta por ele, que debateu papel do Pibid na formação de professores, realizada em 15 de outubro passado, na Câmara Federal.

Acompanhado da deputada Margarida Salomão (PT/MG), Waldenor falou da preocupação do Fórum Nacional do Pibid, quanto à continuidade do programa como instrumento de consolidação de uma política nacional de formação de professores e a preservação dos seus recursos orçamentários. “A formação e valorização do professor são dimensões essenciais para a qualidade da educação. Estas dimensões estão contempladas pelo Pibid e o Pibid Diversidade, que marcam a história das licenciaturas no Brasil”, enfatizou.

Carlos Nobre tranquilizou os deputados quanto à continuidade do programa, mas avisou que haverá alterações no projeto pedagógico, priorizando as regiões com menores indicadores educacionais. Disse que o ajuste fiscal vai impor cortes no programa e na própria CAPES e também solicitou o apoio dos parlamentares na discussão do orçamento da União para 2016 para assegurar tratamento diferenciado à CAPES e ao Pibid.

O Pibid começou em 2007, implantado em 43 Instituições de Nível Superior (IES), 266 escolas e concedendo 3 mil 88 bolsas. Foi ampliado e neste ano de 2015 já contempla mais de 300 Instituições de Nível Superior (IES), quase 6 mil escolas e mais de 80 mil  bolsistas.



Bahia, Brasil, Educação, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)