Tome Nota – Um giro pela cena cultural conquistense e o que vem por aí!!

prates bonfim

Por Mariana Kaoos

Fragmentos TropiKais:

ceu3

É tempo de encontros. Isso mesmo. Andar nas ruas. Ocupar a cidade. Tomar um sorvete na lanchonete. Andar com a gente. Me ver de perto. Ouvir aquela canção do Roberto! É tempo de ter olhos de lince. Estar sempre elétrico. Ligar a tomada. Abrir a janela. Escancarar a porta. É tempo de cuidar da vida.  É tempo de amar e mudar as coisas. De deixar o cabelo ao vento. De ver gente jovem reunida. É tempo de sorrir para as surpresas do universo. De ofertar flor. De distribuir sorrisos. De ser paixão. É tempo de caminhar na grama. De frequentar as praças. De criar. Produzir. Inventar. É tempo de sonhar. E de jogar no cotidiano esses sonhos como coisa real. Como coisa palpável. É tempo de conversar. De ter ideias. De correr atrás. De pensar em solidão. De pensar em coletivo. É tempo de arriscar. É tempo de cultivar amor. De cuidar dos nossos. De se energizar. É tempo de consumir cultura. Abocanhar tudo o que é bom. Tudo que é do bem. É tempo de se apaixonar. É tempo de estar de braços abertos para vida. De sentir o pulsar do sangue em nossas veias. É tempo de ver o mar. De ir pro mar. De ser mar. É tempo de: https://www.youtube.com/watch?v=hmK9GylXRh0

Minha língua é um copo d’agua na tua boca de dragão:

X-cania. Festa. Bombação. Ingressos esgotados. Sexta-feira à noite. Lesbicas. Gays. Heterossexuais. Open bar. Muito calor. Ice Drink. Muvuca na porta. Dança frenética. Chapéu de bombeiro. Paquera. Risadas. Conversas. Beijos. Fotografias. Produção de material audiovisual. Mais calor. Cerveja gelada. Paixões despertadas. Novas construções de gênero. Respeito à diversidade sexual. Intervenções artísticas. Axé. Pop norte americano. Funk. Passinhos ensaiados. Falta de luz. Gritaria. Correria de produção. Consumo de cultura. Evento independente. Público ávido pela festa. Espaço apertado. Mais calor. Banheiro sem luz. Educação extrema das meninas do open bar. Nenhuma briga. Invasão de pessoas sem pulseira. Pepecas em chamas. Reconhecimento do público. Sucesso da empreitada. Novos planos. Novas ideias. Novas parcerias. Surpresas que vem por aí…

Não mexe comigo que eu não ando só:

feminista

A notícia aqui é das boas: essa semana é a semana do empoderamento feminino. Sim, vai rolar pela primeira vez aqui em Vitória da Conquista uma Escola de Formação Feminista. Quem está promovendo o espaço é o núcleo Maria Rogaciana, pertencente à Marcha Mundial das Mulheres. As meninas que já se reúnem por aqui e são auto organizadas, tem como objetivo trazer uma nova consciência  social e apresentar estudos e proposições acerca do ideário feminista. Ou, nas palavras das mesmas, “o objetivo desse espaço é promover a formação e capacitação de mulheres sobre as questões de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher, além de aprofundar o debate de gênero entre as militantes de movimentos sociais do campo e da cidade”.

O tema chave do evento se intitula Mudar A Vida Das Mulheres Para Mudar O Mundo: O Desafio Das Mulheres na Atualidade e ele contará com a participação da ilustríssima Nalu Faria. Para quem não sabe, Nalu é psicóloga e membro da Rede Economia e Feminismo e da Coordenação Nacional da Marcha Mundial das Mulheres.

A Primeira Escola Feminista acontecerá nos dias 27 a 29 de novembro, lá na Casa Dois de Julho, no Alto Maron. Para se inscrever, basta clica nesse link aqui, ó: https://docs.google.com/forms/d/12EhgRBWJ0jU2XevlzJ8wgYRj5xBxdBWMy7Om_DCL-5E/viewform?c=0&w=1. Vamos todas com muita garra mostrar que juntas somos mais fortes?

Alto astral, altas transas, lindas canções:

sex avesso

Para os apaixonados por cultura, só um aviso: Prepara tudo, porque esse fim de semana não vai parar! Muito pelo contrário. Ao que tudo indica, esse fim de semana será beleza pura, cheio de opções do que fazer.

Na sexta-feira (27), por exemplo, que vem com tudo é a Sexonhei do Avesso. É moçada, essa é a terceira festa comandada pelo Coletivo Orgasmaravalha e parece que vai ser quente. A proposta das meninas é de trazer à tona a subversão do debate de gênero e sexualidade através de uma simples brincadeira: na festa serão mulheres vestidas de homens e homens de mulheres. Algumas atrações já estão confirmadíssimas para a festa: A banda Los Froxos e os djs Loro Voodoo, Fernandz e Vicky. Os ingressos já estão sendo vendidos, num valor de apenas quinze reais e a festa está marcada para as 22 horas. Ainda não foi divulgado o local em que ela irá acontecer, mas fiquem ligados na página e colem junto, porque a Sexonhei vai ser loucura: https://www.facebook.com/events/184686685208334/.

Mas pera aí, não quer sair na sexta? Trabalha no outro dia de manhã? Não tem problema, porque para o sábado não teremos nem uma ou duas e sim TRÊS opções cremosas de espaços culturais. A primeira delas é o Escambo Cultural da Juventude, promovido pela Coordenação Municipal de Juventude. O Escambo será na Praça da Juventude, a partir das 14 horas. Por lá vai rolar mostra de curtas, sarau jovem, artesanato, comidinhas delícias e mais varias outras coisas bacanas que vale a pena conferir de perto.

escambo

Mas se o Sarau não te agrada, não tem problema nenhum. Outro evento gostoso será a segunda edição da Varanda da Hey Joe. Sim, Hey Joe é aquela loja maravilinda que vende camisetas, bolsas, assessórios e tudo o mais e deixa a gente babando querendo comprar o estoque inteiro. Dessa vez, o músico convidado será ninguém mais ninguém menos que Fernando Bernardino. Outra novidade é que além dos vinis, dos acessórios Andrômeda e da exposição de Ully Flores, o restaurante Sexto Sentido vai chegar junto para vender comidinhas bem deliciosas. Lá é a partir das 15 horas e vai ser tendência. Vamos todos colar?

hey jow

Mas calma aí, calma aí que ainda não acabou. Se segura por que sábado a noite tem evento dos quentes. Intitulada Pandora, a festa promete ser uma caixinha de surpresas. A cada hora uma bebida surpresa será oferecida pelo open bar, ou seja, seis tipos de bebida free durante a festa. E as atrações musicais, bom, só digo que são de peso: Dj Rodrigo Freire, Loro Voodoo e Paulinha Chernobyl x Rafha. Os ingressos estão a quinze reais e o bat local vocês já sabem, lá no Bar Ice Drink. a partir das 20 horas. E ai, animou? Acho que vale a pena dar uma conferida e abrir essa caixinha de Pandora, viu?!

pandorajpg



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)