Região Sudoeste: Audiência Pública discute escassez de água no Rio Pardo

atlanta

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado federal Waldenor Pereira participou da II Audiência Pública sobre o Rio Pardo, que aconteceu no município de Encruzilhada, na última sexta-feira (30), organizada pela Câmara Municipal de Vereadores. O evento discutiu a estiagem que compromete o abastecimento de água dos municípios que são banhados pelo rio e a devastação ambiental causada pelas lavouras de monocultura às margens do mesmo.

Ao lado de autoridades políticas dos municípios de Encruzilhada, Cândido Sales, Ribeirão do Largo, Itambé e Vitória da Conquista, Waldenor disse aos presentes na audiência que, juntamente com o deputado estadual Zé Raimundo, vêm buscando soluções para o problema que atinge a região.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No início da semana, ele esteve em audiência, em Brasília, com o presidente da Agência Nacional de Água (ANA), Vicente Andreu Guillo, que o assegurou que a instituição, juntamente com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Sema), fará visita técnica na próxima semana aos municípios prejudicados pela falta d’água.

O deputado informou ainda que, em várias gestões nos últimos dias junto a órgãos ligados ao abastecimento de água e meio ambiente, ele e o deputado estadual Zé Raimundo, está estão buscando providências para minimizar, a curtíssimo prazo, o efeito dessa escassez de água, apresentando reivindicações de utilização de fontes alternativas como carros-pipa, abertura de poços, construção de sistemas de abastecimento, adutoras e barramentos.

Waldenor explicou que, por ser um rio federal, que percorre 565 km em municípios baianos e mineiros, os deputados tiveram de recorrer à ANA para solicitar fiscalização ambiental e até intervenções legais, em caso de uso indevido de outorgas para captação de água destinada à irrigação de plantios.  “O consumo humano é um direito constitucional que está acima da necessidade industrial, agrícola ou qualquer outra”, defendeu.

Estiveram presentes na audiência o prefeito de Encruzilhada Dr. Alcides Ferraz; o prefeito de Ribeirão do Largo, Valdomiro Guimarães; o presidente da Câmara de Encruzilhada, Sérgio Santos; o presidente da Câmara de Cândido Sales, Paulo Brito; o presidente da Câmara de Ribeirão do Largo, Wilson Dias; a promotora de Justiça Drª Carla Medeiros, o padre José Vasconcelos dos Santos, além dos membros do grupo “Água é Vida”, de Boa Vista da Tapera, distrito de Encruzilhada.



Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Região Sudoeste: Audiência Pública discute escassez de água no Rio Pardo

  1. A curto prazo, só se abrirem as comportas da barragem de Machado Mineiro. Mas pelo texto acima,parece que nem foi cogitado algo assim…

Comentários fechados