Lançamento de obra poética movimenta Vitória da Conquista

fainor

1-1185

O lançamento da coletânea “Camillo de Jesus Lima: obra poética”, volumes I e II, reuniu personalidades da vida cultural, intelectual e política de Vitória da Conquista, na noite de sexta-feira passada dia 11, em uma solenidade marcada pela emoção. A obra é resultante de parceria entre a Assembleia Legislativa e a Casa da Cultura de Conquista, que contou com o apoio do deputado estadual Zé Raimundo para a sua concretização, assim como do mandato do deputado federal Waldenor Pereira, ambos dos PT.

Além de prestigiado por diversas personalidades ligadas à cultura e ao escritor caetiteense, que fez de Vitória da Conquista sua segunda casa e neste município produziu diversos dos seus mais conhecidos textos, o lançamento contou com a presença dos filhos de Camillo, Luiz Carlos e Albion Helênica, que, emocionados, agradeceram o empenho dos envolvidos na realização da coletânea.

Zé Raimundo, que quando prefeito de Vitória da Conquista (2002/2008) viabilizou a digitalização da obra completa de Camillo, e como deputado ajudou a levar à Assembleia Legislativa essa iniciativa para que fosse editada e publicada, agradeceu a presença das pessoas que lotaram a Câmara Municipal. “Nosso dever é testemunhar esse momento, divulgar esta obra.

A Assembleia fez esse trabalho e eu quero agradecer aqui, em nome do presidente Marcelo Nilo, a toda equipe da Casa da Cultura, a Ruy Medeiros e a Mozart por essa intermediação para que hoje pudéssemos estar aqui, celebrando este grande escritor que foi Camillo de Jesus Lima”, disse.

Outro incentivador da iniciativa, Waldenor Pereira lembrou. “Essa é uma iniciativa tentada há muitos anos. Ainda no final dos anos 90, o Carlos Jehovah e o Mozart Tanajura nos procuraram, ainda enquanto reitor da Uesb, pois já haviam concluído o trabalho de organização dessa obra. E, agora, o deputado Zé Raimundo consegue esse feito importante de publicar as obras quase que completas do Camillo de Jesus Lima”.

A solenidade foi comandada pelo advogado, e historiador Ruy Medeiros e contou também com a participação de Carlos Jehovah, presidente da Casa da Cultura; José Mozart Tanajura Junior, presidente da Academia Conquistense de Letras; Nagib Barroso, secretário municipal da Cultura, representando o prefeito Guilherme Menezes, o vereador Fernando Vasconcelos, representando a presidência da Câmara Municipal, dentre outras autoridades.



Cultura, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)