Conquista: Curso de Jornalismo da Uesb promove II Seminário Cidade em Debate e lança Blog

´tex encomendas

blog uesb

O jornal Oficina de Notícias, produzido pelos estudantes do III semestre do Curso de Comunicação/Jornalismo, que estão cursando a disciplina Oficina de Impresso I, ministrada pela professora Mary Weinstein, promove o seminário Cidade em Debate, com a participação da  memorialista Heleuza Câmara. O evento marca o lançamento do Oficina de Notícias na plataforma digital, na interface de blog. Será nesta quarta-feira, 16 de setembro, às 9h30, no Laboratório de Impresso, no campus da Uesb, Vitória da Conquista.

O blog Oficina de Notícias trará matérias, reportagens e notas exclusivas, de autoria dos estudantes. As notícias vão ser atualizadas continuamente. Este não será um espaço de hardnews, e sim de um jornalismo voltado para o cotidiano da cidade, reconhecidamente um local de convergência de acontecimentos diversos.

Com o intuito de discutir e pautar notícias sobre o cotidiano da cidade, o blog Oficina de Notícias traz assuntos de interesse da comunidade conquistense, valorizando especialmente as questões urbanas e culturais. O público poderá interagir com os repórteres comentando as matérias, propondo pautas, elaborando sugestões, expondo ideias.

“As questões locais são de extrema importância e hoje se tornam vitais para a prática do jornalismo que se pretende encontrar no emaranhado da globalização, quando nem as noticias nem os dramas têm mais fronteiras. Por isso, mesmo, muitas vezes, os aspectos locais são preteridos, deixam de ser manchete. Mas é sempre importante manter o olhar sobre si, sobre a agenda local”, diz a professora Mary Weinstein, doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, que também coordena o Grupo de Estudo Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural.

A escolha da professora Heleuza Câmara para falar sobre a aproximação entre cidade e jornalismo se deu porque, como memorialista, ela dimensiona muito bem a importância que a cidades têm quando as mudanças se dão de forma abrupta, sem se pensar na própria história que configura o imaginario coletivo da comunidade. Esta seria a base, a memória comum aos que convivem em um mesmo território.

Para os estudantes, ter a cidade como foco é a experiencia necessária para afiar o olhar, saber identificar a noticia, saber aproveitar o acontecimento para informar o que for de interesse público.

“Acho Oficina de Jornalismo Impresso essencial para o aluno que deseja se aprofundar de verdade no mundo jornalístico. Além de nos ensinar como agir diante de uma situação, ajuda-nos, também, a viver o jornalismo na prática, como ser breve e claro na informação. Impresso ajuda, e muito, no desenvolvimento acadêmico do aluno de Jornalismo”, explica Max Soares, estudante do III semestre de Jornalismo.

“É uma disciplina que leva o aluno a campo, onde ele pode se deparar com o próprio jornalismo, exercitar a escrita jornalística, aprender como abordar as fontes, descubrir sobre o que é importante como noticia e como interagir com o entrevistado”, disse Crislei Bitencourt, estudante do III semestre, que escreve e produz o Blog Oficina de Notícias. É, também, uma forma de prestarmos um serviço ao público”, completou.



Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)


2 responses to “Conquista: Curso de Jornalismo da Uesb promove II Seminário Cidade em Debate e lança Blog

  1. Rodrigo,

    Estão de parabéns as professoras Mary Weistein e Heleusa Câmara, além de todos os alunos do III semestre do curso de Comunicação da Uesb.
    As iniciativas a que eles se propõem vão servir para a exposição e o debate de idéias, como laboratório de práticas jornalísticas e, principalmente, como ponto de referência onde as questões cotidianas de Vitória da Conquista poderão ser repensadas.

    Do doutorado em Recife-Pe, mando um grande abraço para todos,

    Dirceu Góes – Jornalista e professor do Curso de Comunicação/Jornalismo da Uesb

  2. Professor Dirceu,
    Você, mesmo de longe, está perto.
    Muito da continuidade deste simpósio tem a ver com a força que você deu inicialmente.
    E o blog foi criado para suprir uma demanda e espero que faça bem o seu papel.
    Obrigada pelas palavras entusiasmadas e entusiasmadoras.
    Grande abraço,
    Mary

Comentários fechados