Deputada quer conferir o nome do ex-prefeito Pedral Sampaio ao novo aeroporto de Vitória da Conquista

silva calcados oneshoes

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

O governo do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, está construindo o novo aeroporto de Vitória da Conquista, uma das obras mais importantes para região Sudoeste da Bahia. A deputada Alice Portugal quer homenagear o ex-prefeito da cidade, José Fernandes Pedral Sampaio, conferindo o nome dele ao novo aeroporto do município. Para isso, a parlamentar apresentou projeto de lei, na Câmara dos Deputados, com esta proposta.

Pedral Sampaio ficou conhecido como o maior líder político do século XX de Vitória da Conquista. Ele foi eleito, em 1962, prefeito da cidade, com o apoio do então governador Régis Pacheco e da líder política Olívia Flores. No início de maio de 1964, militares chegaram a Conquista para efetuar prisões de pessoas apontadas como comunistas e inimigas do golpe. Pedral foi um dos prefeitos do Brasil que perderam o mandato na época da ditadura militar. Ele teve os direitos políticos suspensos e foram quase 20 anos nos bastidores da política.

Com a anistia, ele voltou à cena em 1982 quando venceu as eleições para prefeito, numa das eleições mais disputadas da história da cidade. Em 2013, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista devolveu a Pedral Sampaio, de forma simbólica, o mandato de prefeito, cassado em 1964. Ele faleceu aos 89 anos, no dia 16 de setembro de 2014.

“É mais do que justo conferir o nome do engenheiro Pedral Sampaio ao Aeroporto de Vitória da Conquista, como merecida homenagem a este grande cidadão, razão pela qual solicitamos aos nobres parlamentares o apoio a este projeto”, justifica Alice Portugal.

Em tempo, recentemente o vereador conquistense Álvaro Pithon apresentou projeto para que o nome de Pedral seja concedido ao novo aeroporto. Confira matéria completa aqui.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Deputada quer conferir o nome do ex-prefeito Pedral Sampaio ao novo aeroporto de Vitória da Conquista

  1. No decorrer desses últimos 02 anos ,os políticos e a classe empresarial de Conquista em momento algum sugeriram uma homenagem tão Grandiosa ao nosso Baluarte
    José Pedral Sampaio, foi preciso uma Congressista praticamente sem base em Vitória da Conquista fazer essa indicação.

    Temos que louvar a iniciativa da Deputada Alice Portugal.

    Parabéns Alice,

Comentários fechados