Conquista: Comércio tem aumento de 20% nas demissões em relação ao ano passado

banco do povo

DSC_0063

O atual cenário de instabilidade econômica do país está fazendo vítimas em vários setores da economia. Dentre eles, está o comércio. Aqui, em Vitória da Conquista, os últimos períodos de festas e de campanhas (Natal, Dia das Mães e São João) têm sido de incertezas e pouco aumento de vendas. Até o ano de 2012, por exemplo, segundo Cláudia Dutra, presidente da CDL, o aumento de vendas ano após ano girava em torno de 20%. Nos últimos três anos, mal chega a 15%.

Por causa do acúmulo fraco de vendas e a instabilidade financeira do mercado, os empregados foram os mais atingidos. No cenário nacional, observando os três primeiros meses do ano, segundo o IBGE, a taxa de desemprego fechou em 7,9%. Para Vitória da Conquista, também aumentou o número de demissões. Segundo o Sindicato dos Comerciários do município, no primeiro semestre deste ano houve um aumento de 20% nas demissões em relação ao ano passado. As contratações nos períodos festivos também foram ruins. Nesse último período junino, por exemplo, foram cerca de 400 contratações temporárias, enquanto menos de 5% desse total foi efetivado – nos outros anos, eram cerca de 800 contratações, e mais de 20% eram efetivados.

Para Gilmar Ferraz, presidente do Sindicato dos Comerciários, se já está preocupante, a situação pode ficar ainda pior. “Eu estive em um Congresso em São Paulo há alguns dias e, de todos os lados, pessoas de todo país dizem a mesma coisa: a tendência é ficar pior. Se já estamos com desemprego em alta, ele pode aumentar ainda mais”, disse Ferraz.



Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)