João Omar lança o segundo CD em Vitória da Conquista e Salvador

geraldo azevedo

omarrrd
Foto: Divulgação

Retomando a carreira solo, que começou com o álbum “Corda Bamba” (gravado em 2007), João Omar apresenta ao público o concerto do CD “Ao Sertano”. No lançamento, o músico interpreta peças para violão solo, do renomado violonista, cantor e compositor: Elomar Figueira Mello – pai do artista. As apresentações serão nos dias dias 20/06, as 18h30, na Lirica Mineira /Casa dos Carneiros, em Vitoria da Conquista; e 27/06, às 19h, no Teatro SESC Pelourinho.

No repertório, a suite “Labuta Sertaneza” – que faz alusão à jornada de trabalho do homem do campo; canções da suite “Três Tiranas para El Quedah” – inspirada em conversas entre Elomar e o mestre violonista Turíbio Santos sobre a possível origem do nome “Guitarra” e as transformações que sofreu; além de outras composições que em muitas passagens trazem o linguajar e a oralidade sertaneja, conservando dinâmicas que estão presentes nos falares e cantares dessa região. O concerto também inclui peças da renascença espanhola, inglesa e cantigas do próprio menestrel Elomar.

“No final das tardes, depois de ter chiqueirado as cabras, eu entrava na casa pela cozinha, e já ouvia alguns acordes que vinham do peitoril. Era meu pai compondo. Ouvia os pedaços sendo lapidados, as passagens musicais, os “trechos” sendo buscados como uma indaga de alguém que espera ouvir a resposta confessada pelas nuvens em brasa, ou no afago da noite que avança com suas mãos serenas”,relembra João Omar memórias muito próximas desse universo.

Concerto AO SERTANO

Vitoria da Conquista: Lirica Mineira – Fundação Casa dos Carneiros

Data: 20/06 – Horário: 18h30

Endereço: Povoado da Gameleira, distrito do Iguá, rodovia BA-269 (a 20 km de Vitória da Conquista).

Salvador: Teatro SESC-SENAC Pelourinho

Data: 27/06 – Horário: 19h

Ingressos: R$14 e R$7 (meia).

Largo do Pelourinho, 19, Centro Histórico de Salvador

Telefone: (71) 3324-4520

Classificação: 12 anos



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)