Conquista: Cartórios de Registro Civil deixam o Fórum João Mangabeira e funcionam em novo endereço

geraldo azevedo

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

As atividades dos Cartórios de 1º e 2º Ofício de Registro Civil, que antes funcionavam no Fórum João Mangabeira, agora estão em novo local: na Rua Rotary Clube, em Vitória da Conquista. A iniciativa visa dar mais agilidade e desafogar os serviços do prédio do Fórum.

A solenidade que inaugurou as instalações dos serviços aconteceu na manhã de ontem (segunda-feira) e reuniu autoridades ligadas ao Judiciário, servidores, imprensa e comunidade em geral.

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

A iniciativa surgiu dias depois de uma sessão especial na Câmara de Vereadores da capital do Sudoeste baiano, proposta pelo parlamentar Andreson Ribeiro (PC do B), que discutiu a ‘situação caótica’ dos cartórios da terceira maior cidade da Bahia.

Os serviços que se referem a casamento ficarão na Rua Lyons Clube e os demais serviços serão oferecidos no novo espaço. Ambos ficarão sob a responsabilidade da tabeliã Maria Eny Vargens, que já responde pelo Cartório do 3º Ofício (privatizado).

Segundo a juíza e diretora do Fórum João Mangabeira, Juliane Nogueira, mesmo com a mudança para os espaços dos cartórios privados, os cartórios de Registro Civil permanecerão sob o controle do Estado. “A mudança se dá através de um acordo entre o Tribunal de Justiça e o cartório para solucionar a situação precária em que se encontrava o funcionamento no Fórum, até que estes também sejam privatizados”, disse em entrevista recente concedida ao Blog do Rodrigo Ferraz.



Vitória da Conquista

Comentário(s)