Conquista: Forró Pé de Serra do Periperi passa a se chamar Piripiri ; entenda

mundo vet

Por Celso Rios

cham-forro-piripiri

O Forró Pé de Serra do Periperi de Vitória da Conquista, como antes era chamado, passa a se chamar a partir deste ano Piripiri. A nova grafia espantou e até mesmo criou muitos debates nas redes sociais por conta dos internautas que pensavam se tratar de um erro ortográfico.

A nova escrita foi adotada após uma longa pesquisa do professor e historiador Dr. Ruy Medeiros com a participação de Marcelo Flores.

De acordo com o levantamento histórico, a nova forma de escrita da palavra traz o DNA da região sudoeste e do município e acaba diferenciando do Periperi, famoso bairro de Salvador.Imagem inline 1

“Através de uma conversa entre a Secretaria de cultura, a administração municipal, Marcelo Flores nos trouxe um estudo do professor Ruy Medeiros e  a administração municipal adotou a nova forma de escrita a partir deste ano, explicou o secretário de cultura, Nagib Barroso”.

A nomenclatura adotada após a correção historiográfica em 2015 vem do tupi “piri” e significa junco, tábua, taquara ou  brejo.  Esta palavra ‘piripiri’, serve como um aumentativo, multiplicação dessa espécie, ou seja, vários juncos ou tábuas que nascem em regiões pantanosas de brejos.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)