Deputados e prefeitos reforçam pleitos do Sudoeste no Ministério da Integração

18287_824086674342381_6500348909841877367_n

Em audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, na manhã de ontem (24), em Brasília, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) estiveram acompanhados de prefeitos do Sudoeste da Bahia para reforçar os pleitos visando a ampliação da oferta de água na região. Trataram especialmente da construção Barragem de Morrinhos, na bacia do Rio Gavião, obra essencial para regularizar o regime de fluxo não permanente, que seca completamente durante o período de estiagem.

A regularização do rio, através da barragem, é uma antiga reivindicação das populações locais que os deputados vêm defendendo, com apresentação de indicações e gestões junto aos órgãos federais e estaduais. Ela deve beneficiar diretamente mais de 60 mil habitantes dos municípios envolvidos (Mortugaba, Condeúba, Cordeiros e Piripá), com água para consumo humano, além de cerca de 2 mil hectares de solos aptos para irrigação que estão no seu entorno.

Orçada em R$ 55 milhões, a barragem de Morrinhos já tem projeto executivo pronto, elaborado pela Companhia de Engenharia Ambiental (CERB), enviado ao Ministério do Planejamento pelo Governo Jaques Wagner como uma das prioridades da região para inclusão no PAC 3. Ao reforçar o pleito, a comitiva de Waldenor e Zé Raimundo, saiu otimista, sobretudo porque também o governador Rui Costa, em audiência com o ministro Gilberto Occhi, em janeiro passado, pediu a inclusão da barragem entre as prioridades da região Sudoeste da Bahia.
“Essa obra vai normalizar o abastecimento de água para os municípios próximos, penalizados pelas secas prolongadas que assolam a região”, justificou Waldenor.

 

Zé Raimundo reforçou: “Estamos na expectativa de ver nossos pleitos atendidos, não somente o desta barragem como de outras intervenções necessárias para ampliarmos a oferta de água no semiárido”, disse, referindo-se também às informações solicitadas para beneficiar outros municípios, além dos representados na audiência pelos prefeitos Gil Rocha, de Guajeru, Heráclito Rocha Mortugaba, Guto, Condeúba e Sueli Bispo, Piripá.



Bahia, Notícias, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)