IFBA de Conquista firma convênio para implantar Núcleo Avançado em Poções

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O convênio foi assinado na última sexta-feira feira (27) no encerramento da Semana Pedagógica de Poções, na Câmara de Vereadores.  O documento que foi celebrado entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia campus de Vitória da Conquista e  a Prefeitura Municipal de Poções  prevê a implantação de um núcleo avançado do IFBA na cidade de Poções.

Na ocasião estiveram presentes importantes autoridades políticas locais e regionais, servidores do IFBA e da prefeitura de Poções, os deputados estaduais Jean Fabrício Falcão e Zé Raimundo Fontes,  o deputado Federal Waldenor Pereira, o prefeito de Poções  Otto Magalhães, o diretor do IFBA campus Vitória da Conquista Jaime dos Santos Filho, entre outras autoridades e servidores.

Com a celebração do convênio Poções receberá uma extensão do IFBA campus de Vitória da Conquista e poderá ofertar cursos técnicos para os estudantes de Poções e região. Estão previstos para o Núcleo, os Cursos Técnicos de Informática e Edificações, com previsão para início das aulas em 2016. De acordo com a prefeitura já está sendo providenciando um prédio para instalação provisória do IFBA e tem analisado terrenos para a construção definitiva do Núcleo.

Para o IFBA a oportunidade será importante para a cidade de Poções porque ela passará a ser um polo convergente de alunos,  “ao invés dela exportar alunos para cidades vizinhas como Vitória da Conquista, Poções começará a atrair estudantes para realizar sua formação aqui. Com certeza isso será uma grande contribuição na educação técnica e profissional melhorando, também, a empregabilidade na região, a exemplo do que está acontecendo em Brumado, que já teve um Núcleo Avançado do IFBA e hoje tem um campus próprio, afirma o diretor do IFBA, Jaime dos Santos Filho.

A parceria entre o IFBA campus Vitória da Conquista e a prefeitura de Poções existe desde 2013, quando o então diretor do IFBA Paulo Marinho e o servidor Cássio Viana começaram a articular com a prefeitura a possibilidade de levar o IFBA para Poções. Na ocasião foi implantado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  (PRONATEC). No ano passado, Poções ofereceu 10 turmas de cursos técnicos pelo PRONATEC .



Educação, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)