Sétima Arte em Destaque: Cinquenta Tons de Cinza

tex encomendas

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

tomsd

Em 1951, a famosa e excepcional peça de Tennesse Willians Um Bonde Chamado Desejo foi adaptada para os Cinemas pelasmãos de Elia Kazan. Estrelado por Marlon Brando e Vivien Leigho filme que foi traduzido no Brasil como Uma Rua Chamada Pecado foi um sucesso estrondoso e é considerado um dos grandes clássicos do cinema. O Código Hayes, sobinfluência da Legião Católica de Decência, exigiu 68 mudanças no roteiro. A menção ao homossexualismo foi amenizadamas está em meias  palavras para qualquer bom entendedor. O estupro também foi simbolicamente substituído pela quebra de um espelho durante uma briga , entender o que acontece ali é essencial para a reta final do filme. Até planos de olharesque duram poucos segundos na tela – foram considerados indecentes e substituídos por outras tomadas. Por outro lado, o desfecho foi mudado drasticamente, também por razões moralistas.

Vocês devem estápensando: Ele está falando do filme errado …Fiz a alusão a esse grande clássico do cinema pra constatar de que como certas coisas mudaram com o tempo , e como a evolução da liberdade sexual está presente em todos os meios nos dias atuais não estou fazendo uma comparação aos filmes que isso fique bem claro aqui até porque não tem o que comparar uma obra com a outra ,  mas sim fazendo um paralelo com   a  situação da censura  porque era impossível de imaginar Cinquenta Tons Cinza filmado na década de 1950,que  é aquele tipo de filme que não agrada a qualquer tipo de publico, os mais conservadores , não vão simpatizar muito bem . Digo aqui de antemão, não li o livro, portanto estou aqui comentando o filme, o livro aqui nesse contexto é irrelevante.

Dakota Johnson,é a estudante de  literatura   Anastasia  Steele ela   é  tímida, ,introspectiva, virgem  ,  um pouco desajeitada e maneira que o filme escolhe pra te mostrar essas características da personagem  é com o recurso  mas pobre imaginável , fazendo a personagem tropeçar e ele está nos cinco primeiros minutos de filme  quando ela vai conhecer  Cristian Grey interpretado de forma segura pelo ator Jaime Dorian , ela vai substituir uma amiga em uma entrevista, acaba criando uma tensão sexual entre os dois , nasce  então uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey. E ele convida Anastasia a entrar nesse mundo do sadomasoquismo através de um contrato, especificando de maneira detalhista o tipo de relação sexual terá entre os dois,cheios de regras , cláusulas assim como um contrato formal deve ser , e ele será dono dela e ela será totalmente  submissa a ele , e o filme é isso.

Depois de mais de 100 milhões de cópias de livros vendidos, a adaptação de Cinquenta Tons de Cinza que tem a direção deSam Taylor-Johnson no cinema não é nada menos que um romance sadomasoquista e ainda  tem ainda um subtexto de drama psicológico barato que eu espero que seja mais   aprofundada e de forma mais seria e coerente nos próximos filmes .

Cinquenta Tons de Cinza a meu ver não se sustenta na estrutura narrativa de três atos, é um filme de um atosó se é que isso é realmente possível.  O Roteiro possui os diálogos mais pobres que eu já vi em toda minha memoria cinematográficadiálogos banais sem nenhum contexto fílmico , darei um exemplo do que estou falando. Há uma cena que ela pergunta a ele:

—Você vai fazer amor comigo? Ele responde em seguida

—- Eu não faço amor, eu fodo com força!

Você rir de certas situações como essa, mas você não ri com o filme, você ri do filme, é doloroso ver   em um filme uma pobreza absurda nos diálogos , até uma animação da Disney ou da Dreamworks tem diálogos mais eficazes que Cinquenta Tons de Cinza , o filme não acontece nada além de sensualidade do casal de protagonistas e a submissão da personagem da Dakota Johnson, mas embora muitos críticos especializados vem falando para mim houve sim química com o casal e cada um está bem com seu personagem devido ao fraquíssimo roteiro .

Cinquenta Tons de Cinza éum filme sobre escolhas, as certas e as erradas. Homens e mulheres são aparentemente fortes hoje em dia, em iguais condições de ganhar batalhas no mundo moderno, mas ainda tem muito a aprender nas relações amorosas e interpessoais, onde as desconfianças,o medo do novo e a necessidade de ceder ainda emperra relacionamentos, igualzinho há séculos atrás.  Ah eo final do filme? …….. Aguardem os próximos capítulos.



Artigos, Cultura, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)