Construção da Barragem do Rio Pardo está entre as prioridades do Governo Estadual

parque logistico

Foto: Secom - PMVC
Foto: Secom – PMVC

Durante agenda na cidade de Itapetinga na tarde dessa sexta, 9, para a entrega de 400 unidades do programa federal Minha Casa Minha Vida, o governador Rui Costa falou sobre os primeiros dias do seu mandato, as prioridades do governo para o interior baiano e as obras que beneficiarão a região de Vitória da Conquista nos próximos anos, entre elas a construção da barragem do Rio Pardo. “A nossa prioridade para a região de Vitória da Conquista é completar a infraestrutura hídrica de abastecimento de água. Temos a barragem do Catolé em obras e a Barragem do Rio Pardo, que está em fase de construção de projeto. Tive a oportunidade de conversar com a presidenta Dilma sobre a intenção de, em quatro anos, iniciar a construção de dez barragens na Bahia, incluindo aí as barragens do Catolé e a do Rio Pardo”, garantiu o governador, que afirmou que vai até o prefeito Guilherme para juntos buscarem pelos recursos necessários para executar o projeto.

Entre as autoridades que acompanharam a visita do governador, o prefeito Guilherme Menezes destacou o apoio do Estado, desde o governo de Jaques Wagner, para a realização dessa importante obra para os municípios da região Sudoeste. “Sempre lutamos pela Barragem do Rio Pardo, conseguimos os recursos para elaboração do projeto e o governador Rui Costa assumiu conosco o compromisso de buscar por recursos, no PAC 3, para a construção dessa grande obra”, afirmou o gestor. “A barragem do Rio Pardo terá capacidade de armazenar mais de 430 milhões de m³. É uma obra de redenção não só para Conquista, mas para todos os municípios da sua região e para os distritos da zona rural”, destaca. No momento, o projeto da Barragem do Rio Pardo está sendo finalizado pela empresa IBI Engenharia, vencedora da licitação aberta pela Administração Municipal, tendo já concluídos os projetos básico e executivo.

Ainda sobre  as obras voltadas para o abastecimento hídrico da cidade, o prefeito Guilherme salientou: “Graças a adutora e a um barramento – primeiras etapas da barragem do Rio Catolé – durante o período de estiagem, houve a possibilidade de ser bombeada água diretamente do rio Catolé para a barragem de Água Fria 2, fazendo com que a cidade não sofresse nenhum problema de abastecimento de água. Essa também é uma importante do Governo Federal que ao estar concluída terá capacidade para armazenar cerca de 24 milhões de m³ de água”.

Pacto pela Educação – Ainda sobre as prioridades, o governador afirmou que pretende fazer um pacto com todos os prefeitos em prol da educação. “Chamarei os prefeitos para apresentar o Pacto pela Educação, pois juntos com eles quero buscar melhorar o ensino fundamental para que isso repercuta quando o jovem chegar ao segundo grau. Então, numa parceria entre Estado e municípios queremos fazer investimentos para cuidar da pré-escola à universidade. Nosso objetivo é construir, na Bahia, um dos melhores sistemas de educação pública do Brasil”, explicou. Além do prefeito Guilherme Menezes, os secretários municipais Gustavo Leão (Educação – interino), Miguel Felício (Desenvolvimento Social), Mércia de Andrade (Emurc), Nagib Barroso (Cultura, Esporte, Turismo e Lazer), Márcio Higino Melo (Chefe do Gabinete Civil) e Ricardo Marques (Comunicação), entre outros membros do Governo Municipal, prestigiaram o ato. Na oportunidade, o prefeito e os secretários conversaram com os secretários estaduais que compuseram a comitiva do Governo Estadual sobre ações e projetos para Vitória da Conquista.



Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)