Zé Raimundo entrega título de Cidadão Baiano ao presidente da Insinuante

parque logistico

Por Joana D’arck

DSC_0229_20141218171151149410

Em Sessão Especial com participação de representantes do governo do estado, da Justiça, de deputados, vereadores, empresários, amigos e familiares, o empresário Luiz Carlos Batista, presidente do grupo Máquina de Vendas, encabeçado pela empresa Insinuante, recebeu hoje (18) o título de Cidadão Baiano, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), por iniciativa do deputado Zé Raimundo Fontes (PT).

A concessão do titulo de cidadão baiano ao empresário, através do Projeto de resolução n° 2.227/2013, aprovado por unanimidade pelo legislativo, foi o reconhecimento simbólico do que efetivamente já é uma realidade, segundo destacou o autor,  Zé Raimundo, que falou da trajetória pessoal, familiar e empresarial do homenageado, “marcada pelo espírito inovador e compromisso com o desenvolvimento econômico, social e cultural da Região do Sudoeste, do estado da Bahia e do Brasil”.

DSC_0176_2014121817123592262

A homenagem prestada na solenidade realizada no plenário foi para Luís Carlos Batista, o carioca de nascença, o que ele avaliou como um momento de orgulho e honra, como também de reviver as muitas alegrias da sua trajetória de vida na Bahia desde os quatro anos de idade. Embora empresário, ele fez uma reivindicação aos deputados não dirigida para o seu ramo, o do comércio varejista, mas para cultura. “Sabedor da importância desta Casa, faço um pedido para um maior cuidado com o povo da Bahia, esse estado de grandes artistas e escritores. Que se valorize a cultura e o patrimônio de um povo que merece ser feliz”.

Aberta pelo presidente da ALBA, Marcelo Nilo, a Sessão foi iniciada com o Hino Nacional, tocado pelo saxofonista Jorge Campelo, seguida de pronunciamento de Zé Raimundo, entrega do título, e discurso do Luís Carlos Batista. Convidados para compor a Mesa, participaram o dirigente da Superintendência de Estudos Econômicos e Estatísticos (SEI), Geraldo Reis, a desembargadora do Tribunal de Justiça, Rosita Maia, o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Fernando Vasconcelos, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte, e o líder do governo e da maioria, Zé Neto. Além de Fernando Vasconcelos, também presentes os vereadores conquistenses Florisvaldo Bitencourt, líder do governo na Câmara de Vereadores, e Júlio Honorato.
A concessão do titulo de cidadão baiano ao empresário foi o reconhecimento simbólico do que efetivamente já é uma realidade, segundo destacou o deputado Zé Raimundo, que falou da trajetória pessoal, familiar e empresarial do homenageado, “marcada pelo espírito inovador e compromisso com o desenvolvimento econômico, social e cultural da Região do Sudoeste, do estado da Bahia e do Brasil”.
Embora nascido no Rio de Janeiro, Luiz Carlos Batista tem a sua trajetória pessoal e familiar ligada à Bahia, inicialmente tendo como referência Vitória da Conquista, de onde saiu para conquistar a Bahia e o Brasil, como presidente do grupo Máquina de Vendas, a segunda maior rede varejista do país.

Seu pai, Antenor Batista, após duas décadas trabalhando como vendedor no Rio de Janeiro, em 1958, aceitou o convite do irmão Agenor Liberal Batista de mudar-se para Itapetinga-BA, com o objetivo de montar um pequeno comércio. No ano seguinte, Antenor fechou seu comércio em Itapetinga e abriu uma pequena loja de sapatos femininos em Vitória da Conquista, que imediatamente batizou de “Insinuante” – era assim que as mulheres ficavam ao calçar os tamancos da loja, uma novidade na interiorana cidade baiana.
Anos depois, Antenor abriu uma loja de móveis, ao lado da de calçados, que logo migrou para o setor de eletrodomésticos – aproveitando a explosão da venda de televisores nos anos 1970. Porém, foi nas mãos de Luiz Carlos Batista que a Insinuante passou de uma pequena boutique para um império do varejo. No começo da década de 80, ao se mudar para estudar em Salvador, em um lance ousado decidiu abrir uma filial da Insinuante na Baixa dos Sapateiros, bairro da cidade que concentrava boa parte da população das classes C e D. Com uma política de crédito agressiva e um marketing atuante – que era coisa rara naqueles tempos – a Insinuante começou a ser reconhecida.
Luiz Carlos foi o responsável direto por transformar a pequena sapataria de Vitória da Conquista na maior rede varejista do Nordeste. A Insinuante é hoje a líder absoluta do varejo de eletrodomésticos no Nordeste. Com forte capilaridade e penetração a Insinuante está presente em nove estados brasileiros (Bahia, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). No total, são 231 lojas, sendo 97 só na Bahia e 37 em Salvador.

Zé Raimundo destacou especialmente os benefícios que a Insinuante tem proporcionado à Vitória da Conquista, sua cidade de origem. “Luiz Carlos elegeu o município, onde fora criado, como sua terra e a prova maior são as vantagens que traz ao manter sua matriz nela: estímulo às atividades de geração de riqueza e renda e ao desenvolvimento econômico e social, o aprimoramento da cultura organizacional e dinamização de negócios”.

Ele destaca que o empresário é um exemplo de empenho, obstinação e crença na capacidade empreendedora da população no enfrentamento de obstáculos e dificuldades cotidianas. “Hoje é reconhecido pela seriedade com que toca os seus negócios, por seu olhar cuidadoso e estratégico para desenvolver projetos inovadores para as empresas que integram o grupo que dirige”, concluiu.



Bahia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)


1 responses to “Zé Raimundo entrega título de Cidadão Baiano ao presidente da Insinuante

  1. A homenagem prestada ao empresário Luiz Carlos Batista (Insinuante/Máquina de Vendas) se revestiu de um profundo significado: ao receber o merecido Título de Cidadão Baiano ele foi aplaudido pelos mais diversos setores da sociedade baiana, contando, inclusive, com os aplausos do polímata Taurino Araújo, Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Comentários fechados