Baiana que residiu em Conquista é semifinalista no MasterChef inglês e destaca culinária do estado

tex encomendas

RTEmagicC_c9e2e422ac.jpg

A baiana Luciana Berry, radicada em Londres e que residiu durante muitos anos em Vitória da Conquista,  ficou entre os semifinalistas do reality show inglês de gastronomia MasterChef: The Professionals, com renomados e rígidos chefs como jurados. Mais do que preparar uma feijoada, Luciana quis mostrar que a culinária baiana tem muito mais a oferecer. O desafio, porém, eliminou a chef nesta terça-feira (9).

“Em algumas provas, fiquei bem tensa, mas tento me controlar, porque estou lá para mostrar a comida brasileira da maneira como deve ser servida e mostrar que temos pratos maravilhosos. Porque aqui [em Londres], no geral, as pessoas acham que nossa cozinha se resume a feijoada e churrascaria. Já passei muita vergonha levando amigos em restaurantes brasileiros aqui. Quando tentam fugir dessa dupla, o sabor fica péssimo”, explicou a chef em entrevista à BBC.

Aproveitando ingredientes brasileiros, Luciana já usou mandioca, açaí, farofa e feijão tropeiro nas receitas dos desafios, nunca vistos antes entre os participantes do programa. “Às vezes, tenho que dar uma adaptada no prato, como com a moqueca de lagosta que eu fiz. Deixei mais suave, funciona melhor para o paladar do inglês. Ah, fico com medo, né?”.

Com o sucesso no programa, Luciana conta que começou a ser reconhecida na rua e até já recebeu pedidos para tirar fotos. O Consulado Brasileiro, inclusive, mandou uma carta em agradecimento por estar destacando a comida brasileira.

“Quando contei que ia participar do programa, meu professor disse que eu não teria chance, porque os chefes lá já eram profissionais há muito tempo. Mas agora a coisa mudou e o pessoal da escola me ligou, querendo que eu vá lá fazer um discurso. É tudo muito engraçado, porque antes de vir para Londres, eu cursava engenharia elétrica em Salvador. Fiz três anos. Eu vim para ficar três meses, mas acabei ficando. Meus amigos da faculdade nem acreditam que eu virei chef. ‘Você era tão boa de cálculo, mal sabia fritar um ovo’, eles dizem.”, lembra.

Transmitido pelo canal americano BBC2, ainda sem previsão para ser exibido no Brasil, Luciana foi eliminada no episódio desta terça-feira (9), no qual disputou com apenas mais um concorrente um prato com frutos do mar. Luciana lembrou, ainda, o apoio de toda a família durante a competição. “Minha família está super na torcida. Lá em Salvador, minha avó fica na frente da TV de joelhos, rezando e gritando. E como ela não fala inglês, fica olhando bem para minha cara. E só comemora quando eu começo a sorrir”.

Cozinhando de início apenas por gosto, Luciana acabou se matriculando na escola de gastronomia Le Cordon Bleu de Londres, passando a cozinhar para clientes mais renomados, como o príncipe Edward, filho da Rainha da Inglaterra. Com informações do IBahia.



Bahia, Brasil, Internacional

Comentário(s)