Vitória da Conquista recebe I Fórum sobre Dengue e Chikungunya

tex encomendas

Por Juraci Santana

Foto: Juraci Santana
Foto: Juraci Santana

A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou nesta quinta-feira (04/12) o I Fórum sobre Dengue e Chikungunya. A ação aconteceu na Câmara de Vereadores, e visa chamar atenção da comunidade para a Dengue e a Febre Chikungunya através dos agentes de endemias.

“Nós sabemos que 80% dos casos de dengue ocorrem dentro das residências. Então, o cuidado primeiramente deve partir da população. Nós viemos para alertar sobre os perigos e solicitar que a população faça a sua parte”, disse Jucarlos Santos, técnico da Fundação Luiz Eduardo Magalhães. Sobre a febre chikungunya, ele alerta para o grande índice de infestação da doença. “A Bahia é um dos estados com mais casos confirmados de febre chikungunya. Tudo começou ali por Feira de Santana, Riachão do Jacuípe e se espalhou. Como é uma novidade, inclusive para os agentes de endemias, é importante que todo mundo saiba”, disse Jucarlos.

A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue. Seu modo de transmissão é, na maioria dos casos, pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas também são parecidos: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço.

A Bahia vem apresentando o maior número de casos de chikungunya do Brasil. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), foram 1.267 notificações, com liderança do município de Feira de Santana. Até o momento, foram confirmados 458 casos em 35 municípios baianos. Em Vitória da Conquista, há o registro de um caso suspeito da Febre Chikungunya, porém o resultado para o exame que confirmaria a doença ainda não está pronto. Segundo Poliana Gusmão, Coordenadora de Endemias do município, o diagnóstico ainda não está pronto porque só há um laboratório no país que dá o diagnóstico. “Ocorre essa demora, porém o paciente está bem, sem nenhum sintoma da doença. Nós seguimos todas as orientações do Ministério da Saúde”, afirmou Gusmão.

Confira o restante da programação:

05/12 (sexta-feira) – 9h – Faxinaço

Local: Bairro Cidade Maravilhosa

13h – Feira de Conhecimento do PET-Dengue

Local: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

06/12 (sábado) – 8h – Dia “D” de combate à dengue e a Chinkungunya

Local: Praça 9 de Novembro



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)