Conquista: Coordenação da Juventude realiza cerimônia de encerramento do Projeto Rumos

parque logistico

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após cinco meses de experiência, durante os quais participaram de encontros quinzenais com psicólogos e orientadores profissionais, 26 jovens do bairro Bruno Bacelar e de comunidades quilombolas de Vitória da Conquista receberam os certificados por sua participação no projeto Rumos, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação da Juventude. A cerimônia de encerramento  aconteceu na manhã de ontem (quarta-feira), Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico. Junto com os certificados, os jovens têm em mãos um laudo com indicações sobre seus atributos profissionais. Com isso, eles terão mais chances de ser bem-sucedidos na busca pelo primeiro emprego. É esse, por sinal, o objetivo que sintetiza o projeto Rumos: facilitar a escolha de uma profissão e responder aos anseios dos jovens entre 15 e 29 anos, reduzindo o risco de frustração na área profissional. P

ara reforçar ainda mais as chances de sucesso, os jovens foram apresentados a uma série de iniciativas mantidas no município na área de encaminhamento profissional, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Qualifica Conquista e o Sine Conquista. “São ferramentas que propiciam a qualificação e a oportunidade para o primeiro emprego”, registra o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano. Além de receber orientações profissionais, os jovens também foram auxiliados no que diz respeito à escolha acadêmica. A equipe da Coordenação da Juventude atestou que cerca de 90% dos participantes do projeto Rumos mostraram maior aptidão para as ciências humanas, com visível predominância das opções pelo curso de Direito. Todos eles já foram cadastrados no Sine Conquista. Caso surja alguma vaga de emprego, eles serão encaminhados para os processos de seleção.

‘Experiência motivadora’ – A próxima edição do projeto Rumos está prevista para começar em fevereiro de 2015. Desta vez, com jovens de outro bairro, que ainda será escolhido. Os cinco meses da primeira edição ampliaram as expectativas da Coordenação da Juventude para o próximo ano. “Foi uma experiência extremamente motivadora, uma vez que propiciou motivação para a juventude vulnerável acessar seus sonhos profissionais, seja através do ensino superior ou por meio do primeiro emprego”, observa Rudival. “Ações como essa mostram que o Governo Municipal tem se importado com a realidade do público jovem de Vitória da Conquista”.



Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)