Nomeação de dom Zanoni é destacada por Zé Raimundo na Assembleia Legislativa

tex encomendas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em pronunciamento no plenário, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) destacou a nomeação, hoje (3), de dom Zanoni Demettino Castro, pelo Papa Francisco, como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Feira de Santana. “Ganha o povo de Feira de Santana, que vai contar com esse grande homem e grande pároco. Um pastor de Cristo, um cidadão do mundo, amigo do povo e militante das grandes causas sociais do nosso tempo”, avaliou.

Com a nomeação feita pelo Papa, dom Zanoni retorna à Bahia depois de sete anos na diocese de São Mateus, no Espírito Santo, fato de grande relevância, conforme o registro do deputado, que é amigo do sacerdote e que ressaltou o quanto o bispo é querido em sua terra natal, Vitória da Conquista.Ele inclusive parabenizou a família do bispo, através da mãe, D. Valdelice, e das irmãs Elânea, Magali, Maione e Lirian.

Em sua homenagem de congratulação com o bispo, Zé Raimundo falou  um pouco da trajetória acadêmica e religiosa de dom Zanoni, que tem como lema religioso a frase “Eis-me, envia-me” e com forte formação nas áreas  anntropológica e sociológica. Lembrou inclusive que o religioso foi nomeado bispo em 2007, quando ele e o deputado federal Waldenor Pereira fizeram questão de participar da cerimônia de ordenação episcopal, no Ginásio de Esportes de Vitória da Conquista, com participação de 20 bispos de diferentes dioceses, mais de 100 padres e cerca de 8 mil pessoas.

Antes disso, dom Zanoni desenvolveu as seguintes atividades: Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Itarantim (1987-1990); Pároco da Catedral de Vitória da Conquista (1990-1995); Pároco da Paróquia São José em Itapetinga desde 1998; Vigário Forâneo a partir de 2000; Membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral a partir de 2002; Vigário Geral (2002-2007); professor de Teologia Dogmática no Instituto Teológico de Ilhéus; professor de Doutrina Social da Igreja no Instituto Filosófico de Vitória da Conquista; presidiu a Comissão dos Presbíteros do Regional Nordeste III da Conferência Episcopal.



Bahia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)