Uesb promove ações do “Novembro Azul” no Presídio Nilton Gonçalves

fainor

Por Juraci Santana

Foto: Patrick Moraes - Ascom Uesb
Foto: Patrick Moraes – Ascom Uesb

Na manhã desta terça-feira (2), detentos do presídio Nilton Gonçalves receberam diversos serviços da campanha “Novembro Azul” da Uesb. As ações são uma parceria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio do Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Uesb (Proex), em parceria com a direção do presídio.

A programação contou com palestras, roda de conversa com música, oficinas e orientação sobre saúde do homem. Além dos serviços trazidos pelo Ceuas, os detentos também contaram com ações do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav), órgão ligado à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e o teste rápido do HIV, realizado por meio do fluido oral. Em 15 minutos, o resultado para o teste estava pronto. Segundo Cristiane Farias, enfermeira do Caav, o resultado não era obrigatório e, dependendo do resultado, um novo teste deveria ser realizado para confirmar a presença do vírus.

De acordo com o diretor do presídio, Alexandro de Oliveira Silva, a Uesb tornou-se parceira e, hoje, as ações constantes transformam a rotina dos encarcerados e buscam promover a ressocialização dos mesmos. “A ideia é que esses presos não voltem mais pra cá. A Uesb e a Paty (coordenadora do Ceuas) trazem essas ações e nós pretendemos mudar a vida deles. Sem dúvida, a Universidade é uma grande parceira e é sempre bom nós recebermos instituições para promover uma mudança na vida e rotina dos detentos”, disse o diretor do presídio.



Educação, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)