Projetos de Pedral – Parte 4 – A expansão da cidade

atlanta

Por José Pedral

pedral

Crescimento para as Zonas  NORTE, SUL, LESTE, OESTE.

Nos últimos 50 anos (1964-2014), a sede municipal conheceu extraordinária expansão territorial, tendo ultrapassado os acanhados limites que a jungiam à Rua do Gancho ao Sul, à Praça Sá Barreto ao Norte; ao bairro Sumaré, em implantação à época, a Oeste e ao prédio da Escola Normal a Leste. Ultimamente, ela se expande em direção ao todos os pontos cardeais e tudo indica que assim será doravante. Sinais de seu futuro crescimento territorial aí estão e muito mais ocorrerá, se disposição e vontade férrea se unirem para colocar em execução os projetos ora trazidos à lume.

ZONA NORTE

A Zona Norte da cidade, em franca expansão atualmente, crescerá mais celeremente tão logo se priorize o Distrito Industrial, sobre o qual falaremos adiante. Mas é imperioso promover-lhe o crescimento. Todavia, convém lembrar que a mesma Zona Norte, passando pelo caminho da Barra do Choça, exige maiores cuidados por causa da serra, pois esta deve ser preservada tanto quanto for possível. Ademais, existe ali a Lagoa das Flores, hoje razoavelmente habitada e local de produção de hortifrutigranjeiros e floricultura em processo de expansão. Sobre a Lagoa das Flores nos alongaremos adiante.

ZONA SUL

A Zona Sul da cidade, a estrada Conquista-Ilhéus, crescerá muito no decorrer dos próximos anos. Trata-se de área valorizada, bastante ampla.

ZONA LESTE

A zona do Nascente, também bastante valorizada. Terrenos mais caros até chegar à Universidade. Edifícios, shopping em construção, fóruns já em atividade. Aí, ocorrerá o maior crescimento da cidade.

 ZONA OESTE.

Na Zona Oeste, grande crescimento da cidade deverá ocorrer na via Anagé-Brumado. Plana, barata, caminho natural para a BR-116, para a Rio-Bahia Sul. Não muito distante dali, algo em torno de poucos quilômetros, será construído o novo aeroporto da cidade que beneficiará toda a Zona Oeste. Concluindo, a cidade crescerá como um todo, preponderando, porém, a Zona Leste sobre as demais.



Artigos, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)