Conquista: homenagens marcam audiência pública em comemoração ao Dia do Advogado

parque logistico

DSC_0117

Na noite desta quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou audiência pública para celebrar o Dia do Advogado, comemorado em 14 de agosto, e para comemorar 15 anos de implantação do Curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), e contou com a presença dos vereadores Fernando Vasconcelos e Ricardo Babão.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB-Subseção de Vitória da Conquista, Danilo Brandão, falou sobre a profissão de advogado, e enalteceu a importância destes profissionais em todos os momentos políticos e sociais vividos no Brasil. Segundo ele, os advogados precisam ser corajosos, abnegados, éticos e honrados. “Este é o perfil que a OAB exige de seus pares e que é buscado desde os bancos da faculdade. É uma satisfação poder representar a classe. Os advogados são profissionais que se dedicam à defesa do cidadão”, disse, destacando a atuação da OAB em Vitória da Conquista, lembrando que o órgão levanta a bandeira de eleições limpas e está sempre atento a questões sociais. 

DSC_0110

Representando os professores fundadores do Curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, o doutor Manoel Augusto Salles Figueira, contou que quando surgiu a iniciativa de implantar a Uesb, fazia parte do projeto o curso de Direito, que sofreu rejeição dos advogados que já residiam em Vitória da Conquista. “Sofremos uma decepção muito grande porque os advogados não queriam o curso na cidade. Hoje só posso entender que por uma preocupação com reserva de mercado não se quisesse o curso aqui. Valeu a pena o esforço. Afora a docência, o mérito do curso é do então reitor Waldenor Pereira, pois, foi ele quem enfrentou as resistências e banalizou as opiniões contrárias. Tenho alegria de estar nessa audiência tão relevante, e lamento a ausência dos demais edis”. 

DSC_0126

Ao final da audiência, várias homenagens foram feitas. Confira quem recebeu as honrarias: Marilza Nascimento – Homenageada pelo livro “Memória e história”; Marta Cristina Nunes Almeida – Homenageada por ser fundadora do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Lázara Abadia – Homenageada por ser fundadora do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Maria Helena Ferraz – Homenageada por ser fundadora do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Madalena Souza dos Santos – Homenageada por ser fundadora do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Manoel Augusto Salles Figueira pelos relevantes trabalhos prestados ao município de Vitória da Conquista.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)