Estudantes, em Poções, saem em manifestação contra o fechamento de salas de aula

revamp

Por Fábio Agra direto de Poções

GEDSC DIGITAL CAMERA

Estudantes do Colégio Estadual Dr. Roberto Santos, em Poções, saíram pelas ruas da cidade nesta manhã de sexta-feira, 25, para manifestar contra uma determinação da Direc 20 de fechar seis salas de aula. Os alunos também paralisaram o trânsito no centro da cidade por cerca de 30 minutos. Com caras pintadas, cartazes e com palavras de ordem, eles pediam “Direc, mantenha as salas”.

De acordo com os estudantes e professores, o possível fechamento se deve porque cada uma das seis salas tem entre 15 e 20 alunos, o que seria considerado insuficiente pelo estado para mantê-las abertas.

A estudante Ariana Amaral, 18, do 3° ano do Ensino Médio, diz que as manifestações devem continuar caso a Direc não retroceda. “Salas com 15 alunos podem sim, muito bem, ficar abertas porque é melhor para os professores trabalharem. Seria mais produtivo do que juntar uma sala com 30”, argumenta.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Caso as salas sejam fechadas, deve haver remanejamento de professores para outras escolas e as turmas do colégio Roberto Santos podem ficar superlotadas. De acordo com o professor de geografia Weldon Novais, 15 docentes devem ser afetados, sendo 12 efetivos e três contratatos através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). “Os Redas estão ainda sem perspectiva para qual colégio irão ou se serão exonerados, e os 12 professores também estão à mercê da disponibilidade da Direc, mas não sabem em qual colégio serão lotados.”

Ainda segundo Novais, foram realizadas duas reuniões com a Direc 20, mas sem êxito. “Se falou que é necessário que se feche as seis salas do colégio”, ressalta. Quanto ao remanejamento dos professores, a estudante Ariana Amaral diz que esse primeiro ato de mobilização é em apoio também aos profissionais para que eles permaneçam lotados no colégio. “São pessoas muito queridas, profissionais muito competentes, estão ali há muitos anos. Estamos chamando nossas famílias para estarem juntas porque a escola é nossa. Nós estamos lutando por um bem de todos.”

O movimento para impedir o fechamento das seis salas de aulas do Colégio Dr. Roberto Santos, um dos maiores e mais tradicionais de Poções, tem atraído inúmeras pessoas também pelas redes sociais, onde elas estão compartilhando a hashtag #DirceMantenhaAsSalas.



Educação, Política, Sudoeste

Comentário(s)