O recém criado grupo ambiental de Vitória da Conquista, denominado Movimento Conquista Para Ontem, inseriu a cidade em mobilização nacional que aconteceu neste sábado, em pelo menos 50 localidades em todo país, na busca por assinaturas que possam colaborar para o encaminhamento do Projeto Desmatamento Zero, lei de iniciativa popular que precisa de 1.4 milhões de assinaturas de eleitores brasileiros.
Apenas na Amazônia brasileira, maior floresta tropical do mundo, 720.000 km2 foram desmatados nos últimos 50 anos, uma área equivalente a soma dos estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Em Conquista o grupo se reuniu durante toda a manhã deste sábado (07) na travessa Zulmiro Nunes, no bar do Chico, onde foram colhidas assinaturas e realizadas apresentações musicais. “O tema meio ambiente anda apagado em Conquista e o objetivo desta mobilização e do Movimento Conquista Para Ontem não é apenas aderir a um movimento nacional contra o desmatamento, mas retomar à agenda da cidade as pautas relevantes voltadas a questão ambiental”, afirmou um dos organizadores, Maurício Sena.
“Estamos convocando os amigos, os amigos dos amigos e buscando reunir o maior número de pessoas para uma mobilização que depende muito do esforço individual de se deslocar até aquele espaço e lutarmos pelo bem coletivo”, concluiu o organizador. Fotos: Maurício Sena e Alberto Marlon