Dia da Indústria: a importância do setor que representa o futuro de Conquista

Segundo, Antônio Cabral, presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista – AINVIC, o setor industrial é o principal gerador de empregos do munícipio com mais de 12.000 empregos diretos e representa uma parcela significativa do Produto Interno Bruto do município.

Hoje é celebrado o Dia Nacional da Indústria e, particularmente, Vitória da Conquista tem muito o que comemorar em função da forte presença da atividade industrial que se tornou imprescindível para o futuro promissor da sua economia. Esta força da indústria conquistense, atrelada a outros indicadores, evidenciam que o futuro promissor de Vitória da Conquista depende do fomento deste setor.

Segundo, Antônio Cabral, presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista – AINVIC, o setor industrial é o principal gerador de empregos do munícipio com mais de 12.000 empregos diretos e representa uma parcela significativa do Produto Interno Bruto do município. “ Nesta síntese temos de considerar também que somente no Distrito Industrial dos Imborés temos uma área destinada para atividade industrial que compreende 6.075.000 metros quadrados; que somos o primeiro grande centro industrial e comercial após a divisa de Minas Gerais com a Bahia (um portal de conexão do Sudeste  ao Nordeste) e que a nossa localização estratégica atrai indústrias de todo o Brasil para implementar novos modelos de operação industrial voltados também para logística. Um potencial evidente para crescimento da indústria conquistense, mais geração de empregos e um futuro promissor para a cidade e região”, acrescenta Cabral.

Ao longo da história industrial de Conquista encontramos empresários persistentes que sempre tiveram como marco principal o empreendedorismo e a luta constante para que as suas indústrias conseguissem sobreviver em ambientes competitivos com pouco ou sem nenhum apoio adequado de instituições de fomento. Foi desta persistência que hoje temos indústrias que levam produtos da nossa cidade para os quatro cantos do Brasil. A atividade industrial conquistense se tornou referência no seguimento. “Somos orgulhosos dos que escrevem esta história de sucesso. Colocaram nossa indústria em um patamar de referência nacional. Temos indústrias que nasceram em Vitória da Conquista e agora exportam seu modelo operacional para outras regiões e são destaques nos setores que atuam”, registra Antônio Cabral.

A força da nossa indústria também foi testada no período da Crise do Coronavírus e, mais uma vez, a persistência dos seus investidores fez a diferença para que as implicações deste momento não afetassem a capacidade de lutar e vencer. Antônio Cabral, lembra que o setor industrial ainda é afetado diretamente pela recessão, mas com indicadores de melhoria. Segundo ele o ano de 2022 vem registrando até aqui uma recuperação, apesar dos diferentes fatores limitantes, como aumentos sucessivos das tarifas de energia, combustíveis e dos gargalos em nível mundial, como a oferta de componentes, insumos e matérias-primas. “Estamos otimistas que este indicador se manterá crescente já que existe uma tendência de acomodação destes custos produtivos no segundo semestre, apesar de toda insegurança em nível mundial agravada com a guerra no Leste Europeu e de um ano de eleições no nosso País que, infelizmente, interfere diretamente na dinâmica econômica”, destaca Cabral.

Nesta retomada pós-pandemia as indústrias conquistenses têm se adequado às mudanças significativas nos processos de produção, logísticos, comerciais, no mercado de trabalho, nas novas formas e consumo e às novas tecnologias. Sobre este ponto, Antônio Cabral, evidencia que todos do setor estão atentos e investindo em processos para transformação dos seus modelos de negócios e adequação a este novo tempo. “A indústria da nossa cidade está atenta às estas mudanças e nós como associação da mesma forma. Não podemos deixar de pensar como o nosso negócio se comportará neste ambiente pós-crise. Temos de ficar atentos aos sinais do mercado e juntos estarmos fortes no enfrentamento dos desafios que venham a surgir e assim continuarmos a promover o desenvolvimento da nossa cidade”, registra.

A indústria conquistense segue firme escrevendo a sua história de sucesso e no seu propósito de ser vetor do desenvolvimento econômico da cidade e região. Para Antônio Cabral, o Dia da Indústria neste ano de 2022 é um marco, já que é a primeira data registrada no momento de pós-pandemia e nos leva a uma reflexão importante do quanto o setor industrial representa para nossa sociedade. “Não temos dúvidas que o futuro de Vitória da Conquista passa pelo fomento da atividade industrial. Nossa cidade tem todo o potencial para fomentar as indústrias que já atuam por aqui, bem como atrair novas gerando mais emprego e renda para todos. Reunimos todos os requisitos que são recomendados para os novos modelos de atividade industrial. Mas precisamos também do apoio dos poderes municipal, estadual e federal para otimizarmos ainda mais esta potencialidade” afirma.

O presidente da AINVIC defende ainda que uma das formas de fomentar a atividade industrial de Vitória da Conquista é estimular o consumo dos produtos ofertados pelas indústrias locais. “É importante que o povo conquistense e de toda região compre produtos produzidos pela nossa indústria. Isto porque quanto mais consumimos produtos da nossa terra o dinheiro gira no comércio local, permite mais investimento e contribui para o desenvolvimento das indústrias e na geração de emprego”, conclui



Artigos, Conquista, Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)