Fabrício Falcão: “Ricardo Babão dá exemplo ao defender projeto que combate pobreza menstrual”

Foto antes da pandemia

Na contramão do veto do presidente Bolsonaro ao projeto de distribuição gratuita de absorventes para mulheres pobres, o vereador de Vitória da Conquista, Ricardo Babão (PCdoB), conseguiu articular junto à Prefeitura Municipal um projeto de lei que cria um programa de distribuição de absorventes nas escolas públicas municipais. O projeto está em fase de votação na Câmara.

Para o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), “Ricardo Babão dá exemplo ao defender projeto que combate pobreza menstrual, reconhece uma importante e urgente demanda e trabalha por uma solução”. A proposta foi inicialmente apresentada por Ricardo Babão, que teve que retirá-la de pauta por se tratar de ação de competência exclusiva do Executivo. “Não pudemos seguir por uma questão legal. Mas apresentamos a proposta à prefeita Sheila Lemos, explicamos a necessidade dele e a Prefeitura encaminhou uma proposta que atende as nossas expectativas. Tenho confiança que a Casa vai aprovar essa lei”, afirma Babão.

Fabrício destaca ainda a ação do Governo da Bahia que criou o Programa Dignidade Menstrual, que vai distribuir absorventes higiênicos descartáveis para 225 mil estudantes da rede estadual de ensino. “Enquanto Bolsonaro ataca as mulheres, outros gestores, como o nosso governador Rui Costa, abraçam a causa. Esse projeto vai atender mulheres de 11 a 45 anos, e além de absorventes, teremos uma série de ações educativas sobre o tema nas escolas”, explica o deputado Fabrício. A ação é encabeçada pelas secretarias estaduais da Educação e de Políticas para as Mulheres.

Pobreza menstrual é a falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para os cuidados básicos da menstruação. Segundo a pesquisa Livre para Menstruar, 30% da população brasileira menstrua, ou seja, cerca de 60 milhões de pessoas.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)