Conquista: Autor da escultura ‘covid-19’ explica monumento na Olívia Flores

Um dos assuntos mais comentados da última quarta-feira (23) em Vitória da Conquista foi o monumento colocado na Avenida Olívia Flores, em Conquista, que faz alusão ao covid-19.

Em nota na sua página pessoal no Instagram, o idealizador da obra, Allan de Kard, explicou como surgiu a ideia:

“Vivemos dias auspiciosos na Terra. Nunca a liberdade esteve tão presente entre os homens, tentativas de silenciar vozes, estão cada vez mais escassas. O avanço nas ferramentas de comunicação, da ao indivíduo meios de se expressar nunca dantes vistos. É uma nova Renascença que surge, Ciência, Filosofia, Religiosidade e Arte estão agora de mãos dadas, para novas descobertas O mundo velho agoniza, o pensamento arcaico, e o materialismo abraçados a beira do abismo, sabe que seu fim está próximo. É natural que em momentos de transição, aqueles que se encontram aquartelados nos seus velhos hábitos reajam.
Vitória dá Conquista é uma das mais vigorosas trincheiras Culturais do nosso País. Aqui viceja grandes nomes no Campo das artes. E nesse canto abençoado de Bahia, onde eu vivo, que me expresso através das artes plásticas. Movido pela admiração ao esforço coletivo do Profissionais da Saúde, me propus a homenageia-los com minha arte.
O Monumento a saúde é ao mesmo , uma homenagem é uma provocação aos sentidos e sentimentos, elementos esses essenciais á construção do Saber artístico. Neste sentido a obra cumpre o seu Papel. Levanta-se de imediato vozes da Crítica cotumás , como também dos que entenderam a mensagem e se simpatizaram com ela. No tema proposto não existe absolutamente nada que não tenha causado polémicas , dado ao clima de polarização em que vivemos, onde as verdades defendidas por cada um, produz um verdadeiro Dualismo. Não me deixo impressionar nenhuma das duas.
Mas existe algo que é unanimidade, todos queremos vencer o Vírus. Assim as mãos unidas empurra o embolo da seringa com a vacina salvadora.
Esse é um momento em que a coragem (firtitudo) é necessária para que nos libertemos das amarras da ignorância . Por isso digo alto e em bom tom . “ Fortitudo Libertas”



Conquista, Cultura, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)