Conquista: Confirmado caso de meningite em criança internada no Hospital Esaú Matos; paciente precisa ser transferida

A criança de 02 anos de idade que deu entrada no Hospital Municipal Esaú Matos, na última sexta-feira, com suspeita de meningite foi confirmada. O que ainda não se sabe é se a meningite é viral ou bacteriana. A criança continua isolada e em estado grave. A equipe médica do hospital segue adotando todo o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde nestes casos.

Desde ontem o Hospital Esaú Matos segue solicitando a transferência da criança para uma UTI pediátrica n o Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado do Bahia, a mais próxima seria no Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas até agora a Sesab  não solucionou a transferência. Apesar do Hospital Esaú Matos possuir UTI, ela é neonatal, e de acordo com as normas apenas crianças de até 28 dias podem ser internadas neste espaço, por isso a solicitação da transferência para uma UTI pediátrica.

A meningite infantil tem sintomas semelhantes aos que ocorrem nos adultos, e os principais são a febre alta, os vômitos e a dor de cabeça forte. Em bebês, é preciso estar atento a sinais como choro constante, irritabilidade, sonolência e, nos mais novinhos, inchaço na região da moleira.

Esses sintomas surgem de forma repentina e muitas vezes são confundidos com sintomas de gripe ou infecções intestinais, por isso, sempre que surgem, recomenda-se levar logo o bebê ou a criança ao médico para avaliar qual a causa do problema, pois a meningite pode deixar sequelas como perda da audição, perda visão, problemas mentais e até ao óbito.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)