Jequié: Público lota Centro de Cultura para Jornada Pedagógica 2018

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, realizou na quarta-feira, 7, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, a cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica 2018, que trouxe a discussão sobre os caminhos pedagógicos que a Educação deve trilhar em busca da melhoria e do desenvolvimento da prática educacional, em prol da capacitação e qualificação dos professores, gestores e alunos. O evento contou com apresentação musical de alunos da rede municipal de ensino. Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o vice-prefeito, Hassan Iossef; o secretário de Educação, o professor Roberto Gondim; além de demais secretários municipais, representantes dos conselhos da educação e entidades, do Poder Legislativo, gestores escolares e professores.

Após as apresentações dos estudantes, o secretário de Educação, Roberto Gondim, e o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, citaram os avanços educacionais do município após o período de um ano, entre eles, os processos de reforma das unidades de ensino da rede municipal, climatização dos ambientes escolares, implantação do café da manhã para os discentes, melhorias da merenda e transporte escolar.

O prefeito também aproveitou para anunciar que o município investirá na construção de novas creches, abertura de novas escolas municipais, aquisição de novos veículos, e que incentivará na qualificação dos professores. Ele também destacou o projeto “Kit da Merenda Escolar”, para o fim de semana, que está em planejamento na Secretária de Educação e que será distribuído aos estudantes nas escolas municipais, em todas as sextas-feiras.

Com o auditório lotado, o conferencista português, José Pacheco, reconhecido internacionalmente pela sua contribuição à educação, discorreu sobre o tema: “As Pontes Possíveis e Necessárias Para Uma Educação de Qualidade”. O palestrante interagiu com a plateia, respondendo a questionamentos sobre as demandas da Educação, apontando sugestões e reflexões acerca da pedagogia educacional tradicional implantada no ambiente escolar: “A escola não é um edifício e nem salas de aulas. A escola são as pessoas e são nelas que o sistema de educação deve focar”, disse. Além disso, enfatizou a importância da valorização dos professores durante o processo: “Os obstáculos desaparecem quando cuidamos dos professores, pois são eles que constroem a escola”.



Educação, Política, Sudoeste

Comentário(s)